veja como se inscrever para trabalhar como ambulante
As inscrições para quem deseja trabalhar como ambulante na Festa das Neves 2025 começaram nesta segunda-feira (21) e seguem até terça-feira (22). O cadastramento é feito pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com o objetivo de organizar o comércio informal durante o evento.
A festa será realizada entre os dias 27 de julho e 4 de agosto no Parque Sólon de Lucena, e no dia 5 de agosto no Busto de Tamandaré.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas de forma on-line pela plataforma 1Doc, direcionadas ao setor “SEDURB DCP – Divisão de Controle e Posturas”, com os assuntos “Festa das Neves 2025 – Ambulante – Lagoa” ou “Festa das Neves 2025 – Ambulante – Praia”.
Também é possível se inscrever presencialmente no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (CECAF), localizado na Avenida Hilton Souto Maior, das 8h às 14h.
Para validar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Termo de Compromisso preenchido (Anexo I do edital);
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado (até três meses);
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (até três meses);
- Foto do equipamento que será utilizado.
Número de vagas e critérios de seleção
Ao todo, estão sendo ofertadas 455 vagas. Destas, 265 são para o Parque Solon de Lucena e 190 para o Busto de Tamandaré.
As vagas incluem diversas atividades, como tendas de alimentação, estruturas móveis com ou sem fonte de calor, vendas em isopor/cooler/tabuleiro e food trucks.
Segundo a Sedurb, ambulantes que já participam do Projeto Revitaliza terão prioridade na distribuição das vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse a oferta, será feita uma triagem com base no estado de conservação das estruturas e cumprimento de normas em eventos anteriores.
Se ainda assim houver empate, será realizado um sorteio no dia 25 de julho, às 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal.
Após o sorteio, os ambulantes selecionados deverão emitir e pagar o boleto correspondente à taxa de uso de solo. O documento estará disponível na plataforma 1Doc ou presencialmente na Divisão de Controle e Posturas. A autorização final será disponibilizada até o dia 25 de julho.
Quem não for contemplado fará parte de um cadastro de reserva. A montagem das barracas será permitida a partir das 22h do dia 26 de julho, e a desmontagem deve ser feita até as 5h do dia 6 de agosto.
Para os comerciantes que atuarão no Busto de Tamandaré, a montagem será no dia 4 de agosto, também às 22h.
O uso de estruturas padronizadas e o cumprimento das regras estabelecidas no edital são obrigatórios para a participação no evento.
A Sedurb também reforça que o não cumprimento das normas pode resultar em punições como remoção da barraca, cancelamento da autorização e proibição em eventos futuros.