Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Agência Minas Gerais | Governo de Minas entrega novo anexo do Presídio de Alfenas, no Sul de Minas

O Governo de Minas Gerais deu mais um passo importante para o fortalecimento das unidades do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Nesta segunda-feira (21/7), foi inaugurado o anexo do Presídio de Alfenas, no Sul de Minas, com 306 vagas.

Mais de R$ 16 milhões foram investidos nas obras realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

 

Tiago Ciccarini / Sejusp

A nova estrutura foi construída com recursos provenientes do Estado e do Governo Federal. A capacidade total do presídio passou de 196 para 502 vagas, um aumento de quase 160%.

O espaço, destinado a detentos do sexo masculino, conta com duas alas, 37 celas equipadas com beliches, duas celas destinadas para pessoas com deficiência física, além de ala para encontro íntimo, pátio para banho de sol, pátio para visitação e salas multiuso. A unidade conta com um acesso que permite aos policiais fazer a liberação dos detentos para o trânsito interno sem a necessidade do contato físico.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o novo modelo de construção foi projetado não apenas para facilitar a logística da unidade prisional, indo além disso, em vários aspectos.

“Estamos inaugurando um anexo que reafirma claramente o propósito do Governo do Estado, à medida que não apenas vai garantir ainda mais dignidade no cumprimento da pena, mas também irá ampliar a segurança para servidores e visitantes”, destacou.

O diretor-geral do Presídio de Alfenas, Marco Aurélio Bispo Silva, destacou que a entrega representa um importante avanço para o sistema prisional, evidenciando o compromisso de Minas com a segurança da sociedade e dos servidores que atuam dentro das unidades prisionais e, ainda, oferece mais dignidade no cumprimento da pena.

Sair da versão mobile