Gigante do rock, Ozzy Osbourne é um dos inventores do heavy metal

Foto/Reprodução.

Há quem diga que já havia heavy metal em Helter Skelter, rock pesado e barulhento de Paul McCartney que os Beatles lançaram no Álbum Branco, de 1968.

Há quem diga que já havia heavy metal no álbum de estreia do grupo britânico Led Zeppelin. O disco que tem Communication Breakdown é de 1969.

Mas é praticamente consensual que, se há um álbum que marca a invenção do heavy metal, é esse disco de estreia do Black Sabbath, lançado em 1970.

Foto/Reprodução.

Não seria, portanto, exagero afirmar que o Black Sabbath inventou o heavy metal – o trio de instrumentistas da banda britânica e seu cantor, Ozzy Osbourne.

Ozzy morreu nesta terça-feira, 22 de julho de 2025. Tinha 76 anos e há muito tempo estava com a saúde comprometida pelo Parkinson e pelos excessos que cometeu.

Nos primeiros anos da década de 1970, o rock do Black Sabbath era um negócio muito pesado e até assustador. Ouvido hoje, chega a parecer leve, ingênuo e melodioso.

Você pode não gostar de heavy metal. Mas não pode deixar de reconhecer a importância do Black Sabbath nem ignorar o fato de que Ozzy Osbourne foi um gigante do rock.

Nascido John Michael Osbourne em dezembro de 1948, Ozzy Osbourne foi um dos grandes cantores do rock, ostentando sempre um absoluto domínio do palco.

John Michael Osbourne criou esse personagem chamado Ozzy Osbourne. Nele, havia música e também havia teatro. O Príncipe das Trevas, a rigor, não era pra valer.

O melhor rock que o Black Sabbath produziu está nos seis primeiros álbuns que a banda lançou: Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971), Vol. 4 (1972), Sabbath Bloody Sabbath (1973) e Sabotage (1975).

No dia cinco de julho, à frente da formação original do Black Sabbath, Ozzy Osbourne subiu ao palco pela última vez. No show de despedida, não havia dúvidas de que era um homem à beira da morte. Só lhe restavam mais 17 dias.