Uber testa nova função que permite passageiras escolherem apenas motoristas mulheres

Uber testa função que permite passageiras escolherem motoristas mulheres. Foto: Lara Brito/Jornal da PB

A Uber anunciou nesta quarta-feira (23) o início de testes de uma nova função que permite que passageiras escolham ser atendidas por motoristas mulheres. A novidade será lançada como projeto-piloto e busca oferecer mais controle às usuárias no momento da viagem.

A proposta da empresa é oferecer mais controle para as passageiras na hora de solicitar viagens pelo aplicativo. A opção estará disponível tanto para corridas em tempo real quanto para as que forem agendadas com antecedência.

“Testamos, ouvimos e refinamos o recurso em mercados como Alemanha e França, adaptando-o ao comportamento real de passageiros e motoristas. Como resultado, pela primeira vez no setor, conseguimos lançar recursos mais confiáveis que oferecem às mulheres diversas maneiras de serem conectadas a uma motorista”, explicou Camiel Irving, vice-presidente de operações da Uber nos EUA e Canadá.

Como vai funcionar a nova função da Uber

Ao ativar a funcionalidade, a passageira poderá indicar preferência por motoristas mulheres. O aplicativo não garante que essa escolha será sempre atendida, mas, segundo a Uber, o sistema prioriza essa combinação quando há disponibilidade.

Entre as possibilidades, as usuárias terão três formas de usar a novidade:

  • Solicitar uma corrida com a opção “Motoristas Mulheres”, ativada sob demanda
  • Agendar uma viagem com antecedência, também com preferência por condutoras
  • Configurar a preferência nas opções do app, para que todas as corridas sigam automaticamente essa escolha

Se a espera estiver muito alta, a passageira pode desativar a função e ser atendida por um motorista homem.

Por enquanto, a função será testada apenas nos Estados Unidos, nas cidades de Los Angeles, São Francisco e Detroit. A Uber ainda não informou quando o recurso estará disponível em outros países, incluindo o Brasil.

Motoristas mulheres já podem atender apenas passageiras

No Brasil, motoristas mulheres já contam com uma função parecida. Desde 2022, elas podem ativar a opção “Preferência por realizar viagens com usuárias mulheres” diretamente no aplicativo.

A função é opcional, pode ser ativada ou desativada a qualquer momento, e está disponível no próprio app da Uber Driver.

Passo a passo para ativar:

  1. Abra o aplicativo Uber Driver
  2. Toque nas três linhas horizontais no canto inferior direito da tela para abrir o Planejador de Viagem
  3. Toque no ícone de preferências (também no canto inferior direito)
  4. Ative a opção chamada “Passageiras Mulheres”

Se for a primeira vez usando a função, é necessário assinar um formulário que confirma que o gênero informado no aplicativo reflete sua identidade real.

Depois de assinar, envie uma mensagem com o título “Atualizei minha identidade de gênero” ao suporte da Uber. A equipe analisará a solicitação e, após a aprovação, a preferência poderá ser ativada.