Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba participa de curso de geoprocessamento na Unesp – Agência de Notícias
31 de julho de 2025
17:12
Por: Mariana Campos
Fotos: Sema
Nesta semana, de 29 a 31 de julho, servidores que atuam na Comissão de Julgamento de Recursos de Infrações Ambientais (CJRIA) e na Divisão de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) participaram do curso da plataforma QGIS (Quantum GIS), no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Sorocaba, no Alto da Boa Vista.
O treinamento oferecido gratuitamente pela Unesp Sorocaba foi coordenado pelo Professor Dr. Alexandre Marco da Silva, vice-coordenador do curso de Engenharia Ambiental, que também é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) de Sorocaba, e ministrado pelos alunos de doutorado Jonilson Michel Fontes Galvão e Lucas Hubacek Tsuchiya.
O software permite análise de dados espaciais, visualização e edição, e possibilita aos usuários criarem mapas multicamadas, utilizando projeções cartográficas. Estes mapas têm várias finalidades, inclusive para análises ambientais.
Durante os três dias de curso, com carga horária total de nove horas, os profissionais da Sema tiveram aprenderam aspectos básicos de cartografia digital, aspectos conceituais de geoprocessamento e de operacionalização da plataforma QGIS, que vão auxiliá-los nos trabalhos de rotina. Os servidores também participaram de exercício prático, com coleta de dados a céu aberto para, em seguida, inserção dos dados na plataforma, para gerar os produtos finais (mapas).
“A participação do grupo foi efetiva e estamos gratos e à disposição para novas atividades e experiências, possibilitando a troca de informações com outras instituições públicas, assim como foi com a Sema”, destacou o Professor Dr. Alexandre Marco da Silva. Nesta quinta-feira (31), último dia de atividades, o secretário da Sema, Antonio Genezzi Lopes, compareceu para prestigiar o treinamento oferecido pela universidade.