1 de agosto de 2025
12:03
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
Como alternativa, a autarquia disponibiliza três linhas de atendimento telefônico para emergências
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informa que, nesta sexta-feira (1), os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800 estão temporariamente fora de operação, devido a problemas técnicos da operadora responsável. A autarquia abriu chamado de reparo e os técnicos providenciam o restabelecimento do funcionamento das linhas telefônicas.
Enquanto isso, a autarquia, disponibiliza, provisoriamente, durante o período da manutenção, três linhas de atendimento telefônico para emergências, dentre elas: (15) 98158-0137 e 98158-0357, bem como a mesma linha de telefone do atendimento eletrônico do WhatsApp (15) 99793-2526.
O assistente virtual do site opera normalmente. O objetivo é facilitar o contato do público com a equipe de plantão da autarquia e solucionar as demandas relacionadas ao saneamento, o mais rápido possível. O assistente virtual do Saae/Sorocaba está disponível 24 horas e atua com os usuários de maneira mais adequada a cada tipo de serviço solicitado, por meio de diálogo com roteiro pré-definido. Os clientes podem abrir chamados sobre falta da água, vazamentos de água e esgoto, serviços de drenagem (limpeza e desobstrução de boca de lobo).
O mesmo modelo de interação por chatbot também está disponível no WhatsApp (15) 99793-2526 da autarquia. Cada atendimento gera um número de protocolo referente ao serviço solicitado, para que o usuário acompanhe todo o processo na própria ferramenta. Além dos chamados e tendo uma conta de consumo em mãos, é possível solicitar 2ª via de conta, consultar pagamentos, guias de parcelamentos e informações sobre manutenções programadas ou emergenciais na região.
Além das opções oferecidas, estão disponíveis também on-line no site oficial, outros serviços: certidão negativa de débitos; histórico de consumo; consultas a pagamentos; declaração anual de quitação de débitos; alteração da data de vencimento das contas; novas ligações de água e esgoto; revisão de consumo por vazamento sanado; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido, atualização cadastral, Tarifa Social, alteração de categoria, dentre outros.
O Saae/Sorocaba igualmente disponibiliza o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Unidade Central, localizada no Piso L1, Bloco B, do Pátio Cianê Shopping, na Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 823, e das 08h às 17h nas Casas do Cidadão de Brigadeiro Tobias, Éden, Ipiranga, Ipanema, Itavuvu, Nogueira Padilha e Paço Municipal.