Prefeitura apresenta Plano Estratégico do Rio 2025-2028 ao Conselho da Cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, apresentaram, neste sábado (02/08), no Velódromo, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, o novo Plano Estratégico 2025-2028 aos integrantes do Conselho da Cidade. O documento é o principal instrumento de gestão da Prefeitura e orientará as ações da administração municipal nos próximos quatro anos.
Coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, órgão ligado à Casa Civil, o plano estabelece prioridades, metas, projetos e indicadores, com base em diagnósticos técnicos, escuta social e compromissos políticos assumidos na eleição.
– Tudo o que foi construído até aqui não é obra de um homem só. É uma construção coletiva. O Plano Estratégico materializa os novos horizontes que a gente precisa conquistar. É uma visão de cidade pautada em desenvolvimento sustentável e pela inovação voltada para o futuro, com desejo de ter um Rio mais justo, inclusivo e feliz – disse o prefeito Eduardo Paes aos conselheiros que participaram do evento.
A nova edição do Plano Estratégico foi construída a partir de cinco eixos temáticos:
• Civilidade e Segurança: ordenamento urbano, trânsito e segurança pública;
• Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência: mobilidade, habitação, áreas verdes, espaço público e clima;
• Longevidade, Equidade e Humanidade: saúde, educação, diversidade, proteção social e esportes;
• Futuro, Economia e Felicidade: inovação, cultura, turismo, emprego e desenvolvimento econômico;
• Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança: digitalização, transparência, concessões e parcerias público-privadas.
O plano tem como princípios o equilíbrio fiscal, a inovação na gestão urbana e a eficiência administrativa. É regulamentado pelo artigo 107-A da Lei Orgânica do Município e pelo Decreto Rio nº 55.611/2025. Também se integra à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ao Plano Plurianual (PPA) e à Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
– É o quarto Plano Estratégico do prefeito Eduardo Paes, que marca a identidade desta gestão, com planejamento, meta, acompanhamento de resultados para a gente ter um rumo e um olhar atento. Os desafios de execução do plano aparecem ao longo da gestão. Mas ter uma bússola, um norte de onde queremos chegar, é fundamental para qualquer governo – ressaltou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
No total, são 88 metas e 134 projetos, divididos em 30 iniciativas, até 2028. Alguns projetos já estão em andamento:
• Implantar a bilhetagem digital (Jaé) em todos os modais públicos municipais e a nova política tarifária de transporte público na cidade.
• Antecipar o fim das concessões do sistema regular de linhas de ônibus e implantar o novo modelo de concessões com ônibus novos para todas as regiões da cidade.
• Implantar a Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal até 2026 e empregar 4.200 agentes.
• Concluir 100% das obras do Anel Viário de Campo Grande, incluindo a ligação expressa com a Avenida Brasil.
Durante o encontro, os conselheiros conheceram os objetivos do plano. A plataforma Participa.rio teve papel central na escuta pública. Entre janeiro e março de 2025, a enquete “O Rio que você quer” obteve recorde de engajamento, com 14.511 participações, e ajudou a identificar as principais demandas da população.
O Conselho da Cidade tem papel ativo na construção e no monitoramento do plano. Criado em 2012 e retomado em 2021, o colegiado reúne representantes da sociedade civil e especialistas de diversas áreas, promovendo diálogo entre o poder público e a população.
– Mais uma vez o Rio está saindo na frente. O Plano Estratégico está espetacular. Muito estruturado. Eu fiquei impressionada. É um trabalho fantástico. Estou orgulhosa. Teve a participação de muita gente que pensa o Rio – afirmou a cantora Fernanda Abreu, uma das conselheiras.