
A partir desta sexta-feira (1/8), passageiros do aplicativo Taxi.Rio, que solicitarem corridas, receberão no celular uma mensagem : “Violência contra a mulher? Busque ajuda em: www.mulher.rio”. A ação, que acontece na primeira quinzena do mês, integra a campanha do Agosto Lilás, dedicada à conscientização e ao enfrentamento à violência contra as mulheres.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados e a IplanRio, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de corrida. O objetivo é ampliar o acesso à informação, a divulgação da rede de proteção da cidade e o envolvimento de toda a sociedade no combate à violência de gênero. O Agosto Lilás marca os 18 anos da Lei Maria da Penha, reforçando o compromisso do poder público com ações concretas de prevenção, acolhimento e cuidado.
— No Rio, cada espaço precisa ser um lugar de proteção para as mulheres, inclusive os que fazem parte do nosso dia a dia, como o transporte. Com essa parceria, colocamos uma informação essencial na palma da mão de quem pode precisar. Segurança também é acesso à informação, acolhimento e rede de apoio e começa com ações concretas como essa, que salvam vidas – afirma a secretária Joyce Trindade.
Para o presidente da IplanRio, João Carabetta, a tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar a vida das pessoas e construir uma cidade mais segura e acolhedora.
– Ao integrar a mensagem da campanha ‘Agosto Lilás’ no aplicativo Taxi.Rio Cidades, estamos usando a nossa expertise para dar visibilidade a uma causa essencial e conectar a população a uma rede de apoio vital. É uma forma de mostrar que a tecnologia, quando bem empregada, pode ser uma aliada fundamental no combate à violência contra a mulher, reforçando o nosso compromisso com a sociedade carioca e a promoção de um futuro mais justo e igualitário – disse Carabetta.
A mensagem recebida pelo passageiro informa sobre o site www.mulher.rio, uma plataforma anônima, segura e gratuita, criada pela Secretaria para ajudar mulheres a identificarem situações de violência e encontrarem o atendimento mais próximo. Por meio de perguntas simples, o site orienta sobre o tipo de violência, mostra a localização dos serviços disponíveis e reúne contatos úteis: Polícia Militar, SAMU e delegacias da mulher.
Além da plataforma, a cidade conta com uma rede estruturada de acolhimento. Os CEAMs (Centros Especializados de Atendimento à Mulher) oferecem apoio jurídico, psicológico e social para mulheres em situação de violência. Enquanto isso, os NEAMs (Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher), localizados nas Casas da Mulher Carioca de Realengo e Madureira, aproximam o atendimento de bairros com grande demanda, garantindo acesso mais rápido e humanizado. Já o NEAP (Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico) é responsável pelo acompanhamento psicológico continuado. Em casos de risco grave, é possível o encaminhamento para acolhimento em abrigo sigiloso.
A participação do Taxi.Rio nesta campanha é estratégica. Os taxistas estão nas ruas, conhecem os territórios e muitas vezes presenciam ou escutam relatos de situações delicadas. Por isso, são aliados importantes na difusão de informações de proteção e acolhimento. Ao contribuírem com essa iniciativa, ajudam a salvar vidas e a transformar a realidade dessas vítimas.
Categoria: