João Pessoa tem mais de 240 atendimentos no primeiro semestre

Violência doméstica: João Pessoa tem mais de 240 atendimentos no primeiro semestre. Nadine Shaabana/Unsplash

Foram registrados 249 atendimentos por violência doméstica contra a mulher entre janeiro e junho deste ano, no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, em João Pessoa, de acordo com dados divulgados neste domingo (3).

Conforme a coordenadora do espaço, Lila Oliveira, nos seis primeiros meses do ano, houve um aumento em 46 registros de casos de violência doméstica em comparação com 2024. O crescimento nos dados é referente ao período de São João.

Além dos registros de atendimentos no Centro de Referência da Mulher, há também uma ronda em João Pessoa, que mapeia os casos de agressões contra as mulheres. De acordo com a coordenadora da ronda, Ellen Maciel, em 2025, de janeiro a junho, houve uma média de 653 atendimentos, envolvendo assistência social, psicológica, jurídica e apoio administrativo.

Cerca de 49 mulheres estão sob esquema de proteção e recebendo visita domiciliar constante. Para ser atendida na Ronda Maria da Penha, é necessário ter a medida protetiva, ter 18 anos ou mais e morar em João Pessoa.

O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra atende às mulheres em situação de violência doméstica familiar e sexual, disponibilizando durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, uma rede de apoio composta por uma equipe multidisciplinar, com advogadas, assistentes sociais e psicólogas. O centro está localizado na Rua Afonso Campos, número 111, no Centro de João Pessoa.

Números para denunciar violência contra a mulher

  • 180 – Central de Atendimento à Mulher
  • 190 – Polícia Militar
  • 197 – Polícia Civil
  • 153 – Ronda Maria da Penha