4 de agosto de 2025
13:20
Por: Rose Campos
Fotos: Nathália Rodrigues e Rose Campos/Secom; Divulgação/Fundo Social
A Prefeitura de Sorocaba passa a oferecer, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), a ação mensal do programa “Mercado Solidário” para mulheres em situação de vulnerabilidade social, toda primeira sexta-feira do mês. Participaram desta primeira edição fixa do Mercado Solidário aproximadamente 500 famílias, na última sexta-feira (1º).
Foram oferecidos itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa, que farão a diferença no dia a dia. A ideia era que as próprios moradoras pudessem escolher os itens, podendo levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradassem e atendessem às necessidades de suas famílias, como arroz, feijão, macarrão, sabonete, creme dental, entre outros.
Também nesse dia, o Sine Móvel, unidade itinerante do Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu o público interessado em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Outro serviço que esteve disponível, no local, foi o Ônibus Rosa, da Secretaria da Saúde (SES), com serviços voltados à saúde da mulher.
“Nesta iniciativa continuamos atendendo a população sorocabana e proporcionando às famílias, muitas delas lideradas por mulheres, o apoio e a dignidade de poder escolher e levar para a casa aquilo que mais precisam”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirlange Frate Maganhato.
“Trata-se de uma ação importante, que facilita ainda mais o acesso do público atendido pela Secretaria da Mulheres a produtos de primeira necessidade, o que contribui para desafogar o orçamento familiar e proporcionar mais segurança alimentar às famílias”, completa a secretária da Mulher, Rosângela Perecini.
Também estiveram presentes o prefeito Rodrigo Manga; a secretária da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Fauaz; o secretário da Sert, Péricles Régis; o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Sérgio Barreto; o secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa; o secretário da Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o secretário do Gabinete Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além do vereador Rogério Marques.
A próxima inscrição para as mulheres que queiram participar será a partir do dia 20 de agosto, sendo que a data prevista para o próximo Mercado Solidário é o dia 5 de setembro. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/mercado-solidario-mulher/. Podem participar moradoras de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.
A Secretaria da Mulher está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 99772-6431 ou pelo e-mail: semul@sorocaba.sp.gov.br.