João Pessoa completa 440 anos com trabalho e dedicação dos agentes de limpeza
A cidade de João Pessoa completa 440 anos de história nesta terça-feira (5). A Capital é conhecida pela sua qualidade de vida, e isso se deve também aos seus habitantes, entre os quais, estão os agentes de limpeza urbana, que executam serviços essenciais diariamente. Mais de 1.300 agentes realizam ações de limpeza e conservação da cidade, como coletas, varrição, capinação, roçagem, pintura de meio-fio e catação na faixa de areia.
Há quase 10 anos trabalhando na varrição das vias e logradouros de João Pessoa, a agente de limpeza Kaynara Ferreira comenta que percebe as mudanças no ambiente ao seu redor e se sente parte disso. Todos os dias, ela percorre ruas do bairro Ernesto Geisel, mas já trabalhou em outras localidades, como o Parque Solon de Lucena. “Eu vejo as melhorias feitas em João Pessoa e percebo que a cidade está avançando. São novos prédios, ruas sendo asfaltadas, surgimento de novos negócios e comércios, enfim, muitas coisas”, comentou.
A agente de limpeza já é conhecida da população que é positivamente impactada pelo seu trabalho. “Acho que o pessoal é bem consciente. Em geral, as pessoas fazem o descarte do lixo no local correto e me tratam com educação. Todo mundo me conhece na área onde trabalho”, disse Kaynara Ferreira.
O exemplo para ser agente de limpeza veio de casa, com o pai e a avó. “Eu já sentia orgulho em vê-los trabalhando e agora também faço parte dessa jornada, o que é gratificante. Sinto orgulho de mim por fazer parte dessa equipe que mantém nossa cidade limpa, e mais ainda quando o trabalho é reconhecido pelas pessoas”, destacou.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, ressaltou que a Emlur é essencial para a manutenção da qualidade de vida e a saúde da população de João Pessoa, além de atuar com papel educativo e de transformação social a partir do trabalho sobre a separação de resíduos entre secos e úmidos para a coleta seletiva. “O trabalho dos agentes de limpeza reflete um compromisso contínuo com a saúde pública, a sustentabilidade e o bem-estar dos cidadãos. Parabéns à Emlur e a todos os agentes pelo papel vital na construção de uma João Pessoa mais limpa e alegre”, comentou.
A cidade de João Pessoa ocupa a primeira posição do Ranking de Competitividade dos Municípios nos indicadores de “cobertura da coleta de resíduos domésticos” e “destinação do lixo”. A quinta edição do estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa 404 municípios brasileiros, aponta índice de 100% de cobertura da coleta de resíduos domésticos na Capital paraibana, com atribuição de nota máxima (100) para o município neste indicador o no de destinação adequada dos resíduos.