Clima de Brasília ocupa retorno das atividades na ALPB e Galdino pede “respeito a divergências”
Na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (6), o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), fez um apelo aos parlamentares para manterem a serenidade diante da crescente polarização política no cenário nacional.
“Queria pedir a compreensão dos colegas sobre esse tema nacional, que cada vez mais divide o país, para a gente manter a tranquilidade, a serenidade e, acima de tudo, o respeito aos colegas, às suas opiniões e à sua ideologia”, declarou Galdino durante a sessão.
Galdino destacou que o clima político em Brasília está se acirrando e alertou que os reflexos dessa tensão tendem a atingir o ambiente legislativo paraibano. “Precisamos ter a compreensão de manter o equilíbrio, respeitar as ideias divergentes”, completou.
Bolsonaristas e Lulistas se manifestaram
O discurso do presidente da ALPB veio após manifestações acaloradas de parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os deputados Wallber Virgolino e Sargento Neto, ambos do PL, protagonizaram um protesto simbólico colocando esparadrapos na boca, repetindo o gesto de aliados de Bolsonaro que pedem o impeachment de Moraes.
Na contramão, a deputada Cida Ramos (PT), próxima presidente estadual do partido, saiu em defesa do governo Lula e convocou os apoiadores para uma manifestação pública ainda nesta quarta-feira, em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Corte de ponto
Além do alerta sobre a qualidade dos debates, o presidente da Assembleia também voltou a dizer que deve cortar o pontos dos parlamentares que se ausentarem das sessões de votação. Segundo Galdino, a falta só será liberada com uma justificativa justa, como estar em outra missão relacionada às atividades legislativas no mesmo horário.
O desafio de manter o quórum deverá se acentuar daqui a quinze dias, quando serão iniciadas as sessões itinerantes. Na próxima semana deverá ser definidos os locais e datas em que elas serão realizadas, mas Galdino antecipou que pretende percorrer cidades de diferentes regiões da Paraíba.