No aniversário de João Pessoa, grávida que fez cateterismo no Hospital Santa Isabel celebra a vida e o primeiro ano do bebê

No mesmo mês em que a capital paraibana completa 440 anos, a dona de casa Kalyne de Lima Silva celebra o primeiro ano de nascimento do pequeno Josué, que completa um aninho no próximo dia 8, três dias após o aniversário de João Pessoa. Kalyne é uma das mais de 3,6 mil vidas salvas pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que qualificou a assistência cardiovascular ofertada aos usuários da Rede Municipal de Saúde, de forma rápida, eficiente e efetiva.

Kalyne estava em trabalho de parto no Instituto Cândida Vargas (ICV) quando exames apontaram uma alteração cardíaca e ela foi transferida para o Hospital Municipal Santa Isabel, onde fez um cateterismo. Mãe e bebê foram salvos em uma ação que contou com a intervenção de uma equipe de saúde eficiente, preparada para prestar assistência especializada, humanizada e salvar vidas.

Hoje, totalmente recuperada e com o bebê prestes a completar um ano, Kalyne elogiou a assistência rápida e eficiente que recebeu tanto no Hospital Santa Isabel quanto no Instituto Cândida Vargas. “Fui muito bem tratada. O atendimento foi super-rápido, com uma equipe muito capacitada. Graças a Deus e aos médicos que me deram toda a assistência necessária, deu tudo certo. Eu fiz o cateterismo e me levaram de volta para o Cândida Vargas, onde meu bebê nasceu assim que eu cheguei. Os médicos, inclusive, achavam que ele ia nascer no Santa Isabel, é tanto que foi uma equipe de obstetras para lá comigo. Mas deu tempo de retornar ao ICV, onde Josué nasceu”, contou a dona de casa.

No Hospital Municipal Santa Isabel, desde a implantação do Serviço de Hemodinâmica, já são 3.664 mil procedimentos realizados, entre cateterismo e angioplastia. Na unidade os pacientes recebem assistência especializada de alto padrão. Entre os procedimentos realizados estão cateterismo cardíaco e angioplastia coronária com implante de stent farmacológico. A equipe, coordenada pelo médico cardiologista Fulvio Petrucci, é formada por cardiologistas, médicos hemodinamicistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos de raios X e de enfermagem.

O serviço atende urgência referenciada das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos pacientes em quadro de infarto. Este funciona 24 horas, todos os dias da semana, e conta com uma ambulância exclusiva para atender essa especialidade, a Ambulância do Coração, destinada exclusivamente ao atendimento de ocorrências cardiológicas. Totalmente equipado para atender os pacientes infartados, o veículo vai até o paciente na UPA em que ele se encontra ou em outra unidade que necessite da assistência municipal e faz a transferência, em tempo hábil, para o Santa Isabel, referência no atendimento de ocorrências cardíacas.