Quem foi Creuza Pires, que dá nome ao Hospital da Mulher de João Pessoa

Ex-vereadora Creuza Pires, que dá nome ao Hospital da Mulher de João Pessoa. Reprodução/TJPB

A paraibana Creuza dos Anjos Pires dá nome ao novo Hospital da Mulher, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. A unidade hospitalar foi inaugurada nesta terça-feira (5), quando a capital completou 440 anos.

Creuza nasceu em João Pessoa e chegou a ser vereadora da capital. Ela dedicou a vida a um trabalho social ligado à terceira idade, que envolvia desde teatro até a criação de um clube para idosos, mas também era uma liderança do setor do comércio em João Pessoa.

Ela começou a trabalhar como vendedora, aos 13 anos, e depois foi auxiliar de escritório, formando-se no curso de Contabilidade pela Academia Paraibana de Comércio. Ela e o marido, o empresário Adrião Pires Bezerra, inauguraram a Gran Pires Loja de Departamentos, que trouxe a primeira escada rolante da Paraíba.

Em 1992, Creuza foi eleita vereadora de João Pessoa e começou a participar de movimentos sociais a favor dos idosos. Ela também era envolvida com a cena teatral, escrevia e apresentava peças encenadas pelo seu grupo da terceira idade. A ex-vereadora também apresentava um programa na Rádio Tabajara, do Governo da Paraíba, chamado “Melhor Idade no Ar”.

Creuza também foi fundadora do Clube da Melhor Idade e uma das diretoras da Associação Comercial da Paraíba, da Câmara dos Dirigentes Lojistas e da Federação do Comércio.

Em maio de 2008, recebeu a medalha Epitácio Pessoa da Assembleia Legislativa da Paraíba, aos 80 anos. Na época, ela disse que admirava uma frase da psicóloga Leila Navarro, que dizia: “Nunca desista de seus sonhos. Quando você parar de sonhar, compre um caixão de defunto, porque você está morta”.

Creuza Pires morreu em 2009. Ela não resistiu a uma cirurgia para a retirada de um linfoma.

O Hospital da Mulher de João Pessoa

Atendimentos no Hospital da Mulher começam nesta sexta-feira (1º).. Reprodução/Governo da Paraíba

O Hospital da Mulher Dona Creuza Pires foi inaugurado na tarde desta terça-feira (5), em João Pessoa. A unidade construída pelo Governo da Paraíba é um Centro de Saúde da Mulher, que integra maternidade, casa de acolhimento para gestantes, centro de imagem e atendimento ambulatorial.

O hospital conta com 222 leitos, incluindo unidades de UTI, centro cirúrgico, departamento de emergência e unidade ambulatorial especializada ( planejamento familiar, oncologia, atendimento ao climatério, endometriose e ambulatório de saúde integral trans).

Também oferece atendimento em ginecologia e obstetrícia, mastologia, além de cardiologia, oncologia, endocrinologia, anestesiologia, entre outras. A unidade de saúde ainda conta com um avançado centro de diagnóstico, preparado para casos complexos, com equipamentos de ressonância magnética, tomografia, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e endoscopia.