Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Agência Minas Gerais | Ouvidoria-Geral do Estado celebra 21 anos com evento dedicado à qualificação da escuta

Mais do que celebrar uma data histórica, a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) transformou seus 21 anos de atuação em uma oportunidade para compartilhar conhecimento e fortalecer a escuta pública no Estado. Nesta sexta-feira (8/8), o Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, recebeu o “Conexão Ouvidoria: Unindo vozes e fortalecendo a escuta pública”, um dia inteiro dedicado a palestras e oficinas que abordaram boas práticas, inovações e estratégias para aproximar o poder público e o cidadão.

Durante seu discurso, a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destacou a função estratégica da atuação das ouvidorias. “A ouvidoria faz a ponte entre o sentimento de quem recebe uma política pública e o do servidor que a executa. Somos ponte entre o que é reclamação e vai virar melhoria, entre o que é denúncia e vai virar investigação, e o que é sugestão e vai virar inovação.”

Com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de servidores, palestrantes e convidados, o encontro proporcionou aprendizados fundamentais sobre o papel das ouvidorias na construção de um governo mais aberto e eficiente.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, parabenizou a OGE/MG pela trajetória e relevância institucional: “A Ouvidoria-Geral do Estado é um instrumento de escuta ativa do cidadão e de aprimoramento do serviço público. É essencial para a transparência pública para a consolidação do Estado democrático de direito.”

Em sua fala, o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, parabenizou a atuação da Ouvidoria-Geral ao longo da atual gestão. “O sistema de controle interno estadual mineiro passou por uma série de inovações nos últimos anos, atingindo novo patamar de maturidade”, destacou. O controlador também enfatizou a importância da sinergia entre a OGE/MG e CGE/MG que, observando suas competências, atuam de forma coordenada na escuta qualificada e posterior apuração e desdobramentos das manifestações, trazendo respostas ao cidadão.

Ao participar da celebração, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, destacou a relevância da escuta qualificada e do papel da instituição. “A escuta ativa e humanizada é essencial para que possamos aprimorar políticas públicas e atender melhor às demandas da sociedade. A Ouvidoria de Minas é motivo de orgulho para o Governo e exemplo de evolução na forma de ouvir e responder ao cidadão. Reforço o compromisso da Seplag-MG em manter e fortalecer essa parceria, transformando as demandas recebidas em ações concretas em benefício da população”, declarou.

Sobre a OGE

A OGE/MG foi criada pela Lei Estadual nº 15.298, em 6 de agosto de 2004, como um órgão autônomo para auxiliar na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos e atuar como instância de participação e controle social.

É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.

Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.

 

Canais de atendimento

Bel, atendente virtual: (31) 3915-2022 – WhatsApp

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: Disque-Ouvidoria (162) Disque-Saúde (136)

Sair da versão mobile