
A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (08/08), as metas do Acordo de Resultados 2025. O programa é semelhante aos mais modernos métodos de gestão de desempenho de empresas privadas e gratifica servidores das secretarias e órgãos que atingem os objetivos traçados. É um um instrumento de planejamento, monitoramento e reconhecimento do trabalho dos servidores. O Acordo de Resultados foi implantado nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspenso entre 2017 e 2020, voltou a vigorar no Rio em 2021 e pode bonificar em até dois salários.
– Acredito que a gestão precisa ser bem direcionada, com foco e planejamento. Esse é o modelo de trabalho que adotamos nos meus primeiros dois mandatos e que retomamos em 2022. O Acordo de Resultados desafia os agentes públicos e faz com que toda a administração siga o caminho definido no nosso plano estratégico. Temos metas claras para cumprir, e o Acordo garante que ninguém se desvie dos objetivos principais. Foi assim que avançamos desde 2021 em projetos de mobilidade, saúde e educação, e é com esse direcionamento que continuaremos progredindo – diz o prefeito Eduardo Paes.
O Acordo de Resultados é uma das principais ferramentas instituídas pelo Sistema Municipal de Gestão de Alto Desempenho (SMGAD), que tem como objetivo promover uma administração pública mais eficiente, estratégica e orientada por resultados. A legislação municipal prevê a celebração de Acordos de Resultados e Contratos de Gestão, permitindo a vinculação de metas ao desempenho dos órgãos municipais.
Toda a administração pública municipal se envolve na busca pela excelência no desempenho de suas atividades. Com isso, os serviços do município ganham mais agilidade e eficiência e cidadãos são mais bem atendidos. O Acordo é também uma forma de direcionar as ações estabelecidas pelo Plano Estratégico 2025-2028 e orientar prazos, garantindo clareza dos resultados almejados para o ano.
– O Acordo de Resultados é essencial para garantir a execução das metas previstas no Plano Estratégico. É um mecanismo de alta gestão que promove o incentivo e a responsabilização interna. Cria um círculo virtuoso que beneficia os servidores, a administração municipal e, principalmente, o cidadão carioca – afirma o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Metas para 2025:
• Implantação da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal
• Ampliação do número de unidades de Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) 275
• Expansão do ensino integral para 52% das matrículas da rede municipal
• Criação de mais duas mil vagas em creches
• Chegar a 134 unidades de Clínicas da Família
• Implantação de dois novos Centros Especializados no Estímulo ao Desenvolvimento do Espectro Autista
• Conclusão das obras do Anel Viário de Campo Grande
• Construção de três bases para a Força Municipal
• Limpeza e o desassoreamento da calha do Rio Acari são metas para 2025
Uma das metas para este ano foi alcançada nesta semana: a expansão do uso da bilhetagem digital do Jaé nos modais municipais e a implementação da nova política tarifária de transporte público. As metas das secretarias e dos órgãos da Prefeitura do Rio para o ano de 2025 estão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira.
Categoria: