Após Botafogo-PB aprovar escudo alternativo, veja times que utilizam outros escudos nos uniformes

O Botafogo-PB, por meio do seu Conselho Deliberativo, aprovou no mês passado um escudo alternativo para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com isso, o Alvinegro da Estrela Vermelha vai ter, estatutariamente, dois brasões. O Jornal da Paraíba aproveitou para trazer equipes brasileiras que utilizaram ou utilizam um escudo diferente do tradicional nas camisas.

+ Acompanhe o canal do ge Paraíba no WhatsApp

Botafogo-PB aprovou um escudo alternativo em meio a um impasse no INPI. (Foto: João Neto/Botafogo-PB)

Botafogo-PB registra escudo alternativo

Antes, é importante relembrar o motivo que fez o Botafogo-PB registrar um novo escudo.

Acontece que a chegada da Kappa, marca de grande relevância no meio esportivo e com maior rigor jurídico, trouxe um debate à tona no Belo. É que o clube paraibano nunca deteve a chancela do seu escudo no INPI, órgão federal responsável sobre registros de marca.

+ Após divergências, conselheiros do Botafogo-PB aprovam 2º escudo e busca por registrar emblema atual

E isso parte do princípio que o INPI entende, a rigor, que o atual escudo do Botafogo-PB é “igual” ao do seu xará carioca.

A Kappa, aliás, condicionou o lançamento do tradicional uniforme listrado do Botafogo-PB ao registro de uma marca própria. Com isso, o clube paraibano tratou de buscar uma maneira alternativa: fazer da estrela vermelha um símbolo oficial.

Botafogo-PB escudo alternativo. (Foto: Reprodução)

O Belo realizou uma votação no seu Conselho Deliberativo, já que se trata de uma mudança estatutária, que aprovou a estrela vermelha solitária. O investidor da SAF do clube, aliás, projetou o lançamento da camisa listrada para 2025.

Clubes brasileiros que utilizam escudos alternativos nas camisas

Três equipes na Série A do Brasileirão se destacam ao utilizar escudos alternativos nos uniformes. São os casos de Cruzeiro, Flamengo e Vasco da Gama.

A Raposa, por exemplo, já fez enquete, e a maioria dos torcedores votaram para seguir utilizando as cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul. Raramente, o time mineiro lança camisas com o escudo oficial do clube.

Cruzeiro utiliza escudo alternativo. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Flamengo é outro clube tradicional que não costuma utilizar o escudo oficial nos uniformes. Afinal de contas, o Rubro-Negro opta pelo CRF, as iniciais que até fazem parte do símbolo oficial. O logo mais simplista caiu nas graças da torcida.

Por fim, o Vasco, que tem a mesma fornecedora do Botafogo-PB, também mantém uma vertente alternativa. Mas isso não é de hoje. O Gigante da Colina utiliza, em sua maioria, apenas a cruz de malta nas suas camisas.

Léo Jardim, goleiro do Vasco. (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

O Vasco, dentre as marcas apresentadas pelo clube, é o único que contém o escudo alternativo utilizado. O Flamengo, em seu estuto social, apresenta dois símbolos: o tradicional listrado e o que faz referência ao remo. No Cruzeiro, a constelação sem o escudo também não é apresentada como algo oficial.

Contudo, tanto para os cariocas rubro-negros quanto para os mineiros, os símbolos usados são intrínsecos ao time.

Samuel Lino em sua chegada ao Flamengo. (Foto: Flamengo)

Confira abaixo os registros oficiais de Vasco da Gama, Cruzeiro e Flamengo referente aos seus escudos.

Escudos oficiais do Cruzeiro. (Foto: Reprodução/Site oficial do Cruzeiro)
Flamengo, escudos oficiais. (Foto: Reprodução/Estatuto Social do Flamengo)
Vasco da Gama, marcas oficiais. (Foto: Reprodução/Manual Vasco da Gama)

Leia mais notícias do esporte no Jornal da Paraíba