Agência Minas Gerais | Secretaria de Educação participa do Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas

Com o tema “Educação e prevenção desde os primeiros passos”, Belo Horizonte sediou, nesta terça-feira (12/8), o Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas. A solenidade de abertura foi conduzida pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, e pelo chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, reunindo autoridades, educadores, estudantes e representantes da Defesa Civil.

Promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o evento tem como objetivo fortalecer a cultura de autoproteção e prevenção nas escolas, capacitando educadores e estudantes para agir de forma consciente diante de desafios ambientais e de segurança.

“Conhecimento é uma das forças mais transformadoras na vida das pessoas, e isso está no centro da nossa missão na Educação. Quando conseguimos integrar temas como mudanças climáticas e autoproteção, tendo a educação como vetor principal, preparamos nossos jovens não só para cuidar de si mesmos, mas também para proteger a comunidade ao seu redor”, destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. 

Etapa Estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Além do seminário, o encontro também marcou a realização da Etapa Estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Nesta fase, são definidos o projeto ou plano de ação em meio ambiente e os estudantes delegados que representarão Minas Gerais na etapa nacional, prevista para acontecer de 6 a 11/10, em Goiânia.

A Etapa Estadual conta com representantes de 20 escolas mineiras, incluindo comunidades quilombolas, campesinas, indígenas e público da educação especial, totalizando 40 estudantes, entre delegados titulares e suplentes. Eles vêm das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Montes Claros, Januária, Ubá, Ponte Nova, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Caxambu, Almenara, Unaí, Uberaba, Ituiutaba, Pará de Minas, Ouro Preto e Metropolitana B.

O caminho até aqui passou por diferentes etapas. Primeiro, a Conferência na Escola mobilizou estudantes e comunidades de escolas públicas e privadas para momentos de escuta ativa e construção coletiva de Projetos ou Planos de Ação voltados à realidade socioambiental de cada território. Nessa fase, cada instituição elegeu seus delegados titular e suplente.

Na sequência, ocorreram as Conferências Regionais, reunindo estudantes de diferentes municípios para aprofundar a formação, trocar experiências e apresentar os projetos desenvolvidos. Ao final, foram selecionados os projetos e representantes de cada região, garantindo que todas as áreas de Minas Gerais estivessem contempladas na Etapa Estadual, realizada agora durante o Seminário.