Prefeito convoca população para alcançar meta de plantar 500 mil árvores até 2030
Durante o lançamento do programa ‘João Pessoa + Verde’, na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Cícero Lucena fez um chamamento à sociedade civil para que participe, junto com a gestão municipal, da campanha que busca alcançar a meta de 500 mil árvores plantadas até o final de 2030. A solenidade foi realizada no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital, onde o gestor reforçou as ações de proteção ao meio ambiente já colocadas em prática pela Prefeitura.
“Apesar do desafio, que equivale a menos de uma árvore plantada por cada habitante de João Pessoa, temos quatro anos e meio para alcançá-lo. Acredito que, com a conscientização, o apoio e o trabalho da imprensa, da educação pública e privada, e da população em geral, superaremos essa meta. A prefeitura tem se dedicado à produção de sementes e mudas para que, em 2030, possamos contabilizar o resultado”, afirmou Cícero Lucena, que estava acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Prefeitura tem implementado diversas iniciativas, como o plantio de árvores em praças, parques, vias públicas e calçadas, a cada nova rua pavimentada, com a meta de plantar 2.500 árvores. Adicionalmente, está em andamento a implantação de um sistema de ciclovias, totalizando 50 quilômetros, além das atividades regulares de plantio.
O programa ‘João Pessoa + Verde’ está alinhado com o prazo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Acordo de Paris para que municípios e estados reduzam em 50% suas emissões de gases de efeito estufa. “Atingir essa meta será um processo estimulante e envolvente, com uma contagem regressiva para celebrar a marca de meio milhão de árvores plantadas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira.
Parcerias – O programa ‘João Pessoa + Verde’ conta com diversos parceiros, como o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), escolas municipais, Exército Brasileiro, entre outros.
A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Semam fará a implantação do projeto ‘Via Verde’, que tem o objetivo de transformar as principais avenidas e ciclovias do Município, com o plantio de mudas de árvores nativas.
Metodologia – O programa propõe ações estratégicas e integradas, com o objetivo de promover a requalificação ambiental urbana. Entre as estratégias estão:
Avaliação: realizar o diagnóstico ambiental das áreas, mapear ilhas de calor e identificar as necessidades da comunidade.
Desenvolvimento de espaços verdes: criar corredores e vias verdes, dar continuidade à arborização de ruas, praças, parques e obras públicas, aumentar o plantio nas áreas com pouca incidência de arborização.
Reabilitação de áreas degradadas: com recuperação de nascentes dos rios, por meio da arborização, reabilitação de áreas urbanas que foram afetadas pela industrialização.