Terceiro tempo arrasador leva o Pinheiros a grande vitória no Paulista de Basquete

Azul e Preto volta jogar nesta quarta-feira (13) contra o Bauru, em Bauru

 

A jovem equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros voltou a vencer no Campeonato Paulista da Divisão Especial. Na noite desta segunda-feira (11), derrotou o Mandic/Limeira, por 92 a 63 (37 a 37) e se recupera da derrota para o Corinthians na última sexta-feira. Agora, o Azul e Preto faz dois jogos fora de casa, começando nesta quarta-feira (13) contra o Bauru, em Bauru, às 19h30, com transmissão pelo Youtube.

Na partida contra Limeira, a equipe teve dois tempos distintos. Não entrou com a determinação que a comissão técnica pediu e acabou passando os dois períodos correndo atrás do marcador, sempre em desvantagem. Nos dois últimos períodos, marcou agressivo, acertou a mão e garantiu a vitória.

Outra ótima atuação de Cauã Pacheco: 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Foto – Carol Coelho/ECP

Cauã Pacheco, com 15 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, mais Pedro Iasi (14 pontos, 2 rebotes, 2 bolas recuperadas e 2 assistências), foram os principais destaques. Também jogaram para o Pinheiros (92) – Jonas Buffat (5 pontos, 10 rebotes e 1 assistência), Bryan Boff (6 pontos e 6 rebotes), Vitor Meili (6 pontos, 1 rebote e 1 assistência), Afonso Pacheco (11 pontos e 3 rebotes), Felipe Gregate (10 pontos, 6 rebotes e 3 assistências), Anthony Gabriel (7 pontos, 5 rebotes e 1 assistência), Lucca Boracina (6 pontos e 1 assistência), Artur Bueris (6 pontos e 1 assistência) e Lucas Lima (6 pontos, 4 rebotes e 2 assistências).

Anthony Gabriel: 7 pontos, inclusive uma bela enterrada, 5 rebotes e 1 assistência na vitória sobre Limeira. Foto – Carol Coelho/ECP

O Pinheiros apanhou 47 rebotes, cinco a mais que o time de Limeira que teve no ala Lelê Oliveira, com 22 pontos o cestinha da partida. Essa foi a segunda vitória pinheirense em três jogos.

O técnico Bruno Porto teve que ser duro no vestiário durante o intervalo. E fez o time voltar no ritmo que ele quer em todos os jogos. “Tudo é relacionado a energia.  Não entramos ligados. E isso faz parte do aprendizado para esse grupo de jovens. Voltamos no segundo tempo mais rapido, mais intenso, sem querer competir na força do adversário. E isso faz parte da nossa preparação para a LDB. Conseguimos melhor e conseguir um bom resultado. Agora vamos para Bauru, outro adversário difícil. No ano passado não conseguimos vencer lá e com a derrota deles para o Paulistano, vão vir com tudo. Precisamos fazer as coisas certas, sabendo que não podemos jogar no físico contra eles para ter uma chance de vitória”.

O PitBull Pedro Iasi, aniversariante do dia, estava duplamente feliz. Afinal, venceu um jogo importante, como destaque e foi comemorar o aniversário com os companheiros no vestiário. “Entramos muito mole no jogo, até porque estava muito frio, fica dificil aquecer. Depois nos dois últimos períodos, levamos uma bronca no vestiário . O Bruno sabe muito bem como mexer com o grupo. Voltamos com mais determinação e conseguimos uma vitória importante no campeonato. Fico feliz por ter ajudado a equipe e comemorar meu aniversário com vitória”, concluiu.

O jogo

Primeiro período – Voltando com Jonas Buffat como titular, ao lado de Cauã Pacheco, Vitor Meili, Bryan Boff e Afonso Pacheco, ficou quase cinco minutos para fazer dois pontos, depois de levar uma parcial de  0 a 6.  Com uma melhoria defensiva, o período terminou 1 ponto atrás: 14 a 15.

Segundo período – com uma sequência de duas bolas de três pontos – Cauã e Meili – empate 23 a 23. Com o jogo passando ser disputado com muito equilíbrio. Com uma linda enterrada de Lucas Lima, passou à frente do marcador pela primeira vez: 29 a 28. Com uma parcial de 23 a 22, o primeiro tempo terminou empatado e 37 a 37.

Terceiro período – Um terceiro período arrasador. Com uma marcação pressão à quadra toda e com três bolas de três – duas de Bryan e outra de Buffat e dois de Cauã – abriu 11 pontos em pouco mais de um minuto: 48 a 37. Na sequência abriu 13 pontos (53 a 40), com uma bola de três de Cauã e mais dois pontos de Afonso Pacheco, chegando a 15 pontos (55 a 40) e uma parcial de 18 a 3, em três minutos de jogo no período. Chegou a fazer a parcial de 24 a 3 e uma diferença de 21 pontos: 61 a 40. Com muita determinação terminou o período com 20 pontos na frente: 70 a 50 e uma parcial de 33 a 13.

Quarto período – Mantendo a forte marcação pressão e saindo em eficientes contra-ataques, o jovem time pinheirense não perdeu o ritmo, mesmo com a boa vantagem no período final. Fez uma parcial de 22 a 13 e encerrou o jogo com uma vitória por 29 pontos: 92 a 63.

 

Jogos do ECP

13/08 – 19h30

Bauru Basket x EC Pinheiros

Ginásio Panela de Pressão – Bauru

 

16/08 – 19h

Mogi Basquete x EC Pinheiros

Ginásio Prof. Hugo Ramos – Mogi das Cruzes

 

19/08 –  20h

EC Pinheiros x LSB / Sorocaba

Ginásio Henrique Villaboim

Sympla para garantir ingresso

https://www.sympla.com.br/evento/campeonato-estadual-de-basquete-divisAo-especial-a1—2025/3059418

 

22/08 – 20h

EC Pinheiros x Farma Conde São José

Ginásio Henrique Villaboim

 

27/08 –  19h

SESI-SP / Franca x EC Pinheiros

Ginásio Pedro Morilla Fuentes” – Franca

 

31/08 – 11h

EC Pinheiros x Basket Osasco

Ginásio Henrique Villaboim

Setembro:

03/09 – 19h30

EC Pinheiros x Paulistano / CORPORE

Ginásio Henrique Villaboim

Resultados do ECP no primeiro turno

Rio Claro 63×92 EC Pinheiros

EC Pinheiros 77×79 Corinthians Paulista

EC Pinheiros 92×63 Mandic/Limeira

Imagem destacada: Pedro Iasi, destaque do jogo. Foto – Carol Coelho/ECP