Jaguatirica atropelada em Rondônia vai ser levada para a Bica
Uma jaguatirica resgatada em Rondônia vai ganhar um novo lar na Paraíba. O animal será transferido para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, depois de passar por cirurgia para amputação de uma das patas.
O felino foi encontrado por moradores da cidade de Ji-Paraná, às margens da BR-364, vítima de um atropelamento e com dificuldade para se mover. Após o resgate, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho, onde recebeu atendimento veterinário.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o chefe do Cetas, Áquilas Ferreira Mascarenhas, os exames mostraram fraturas múltiplas, perda de nervos e músculos, além de ausência de sensibilidade em uma das patas traseiras. Diante do quadro, não havia possibilidade de reabilitação para soltura.
“Com esse tipo de lesão irreversível, a soltura na natureza não é uma opção. Ela precisará viver sob cuidados permanentes para garantir bem-estar e segurança”, explicou Áquilas.
A viagem até João Pessoa vai ultrapassar 3 mil quilômetros. Na Bica, a jaguatirica terá acompanhamento contínuo, alimentação adequada e ambiente adaptado.