Prefeitura de Sorocaba inicia obras de base da GCM em Aparecidinha – Agência de Notícias



14 de agosto de 2025

18:41

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

Fotos: Ana Paula Pignatari e Unique do Brasil

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), nesta quinta-feira (14), anunciou o início da construção de uma nova base da Guarda Civil Municipal (GCM). A unidade será um modelo protótipo, pioneiro no Brasil, blindada e equipada com sistemas tecnológicos. Será instalada em área na Rua José Braz Correia, s/nº, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Aparecidinha, com previsão de entrega até o fim deste ano.

A obra terá um custo estimado de R$ 1,6 milhão, edificada a partir de parceria com a iniciativa privada, mediante doação da empresa Unique Lab do Brasil. A base terá área construída de aproximadamente 40 metros quadrados, revestimento antibalístico, duas vagas cobertas de estacionamento, placas fotovoltaicas, rede de comunicação via satélite, câmeras e equipamentos de monitoramento interligadas ao Sistema Smart Sampa Sorocaba, drone e heliponto para aeronaves não tripuladas.

“Fortalecer a segurança na cidade é parte do nosso plano de governo, incluindo a criação de unidades descentralizadas da GCM, com a criação de novas bases, sendo Aparecidinha a primeira de outras quatro já previstas, em bairros estratégicos da cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato que marcou o início dessa obra.

Aparecidinha foi escolhida como local de instalação dessa primeira nova base, em decorrência das demandas por ações de segurança pública abrangendo ainda os bairros Nova Aparecidinha, Vila Amato, Jardim Residencial Nikkei e adjacências.

“A base estará em ponto estratégico do bairro, com boa visibilidade, próxima ao campo de futebol, praça e espaços públicos de uso comum da população local. Mais uma vez, Sorocaba será vitrine para todo o Brasil, por ser a primeira cidade a adotar esse modelo de base tecnológica de segurança pública”, explicou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia, também presente no evento.

Depois de pronta, a base da GCM em Aparecidinha vai operar 24 horas e terá, inicialmente, efetivo de quatro guardas por turno, sendo dois fixos na unidade e dois para realizar patrulhamento preventivo e atender demandas em bairros nessa região da cidade.

O efetivo dessa unidade será composto, inclusive, por parte da tropa de 97 GCMs formada na última terça-feira, mais os 50 que estão em processo de treinamento e estarão aptos a atuar até o fim deste ano. “Ou seja, a ampliação das unidades da GCM só está sendo possível porque a Administração Municipal também tem investido no aumento da tropa, mediante concurso público realizado em 2024”, destacou o comandante da GCM, Davi Dutra.

Atualmente, a GCM conta com sua sede no Jardim Ana Maria (Zona Norte), além de uma base no bairro Wanel Ville (Zona Oeste), inaugurada em julho do ano passado, e aquela no Parque dos Espanhóis (Zona Leste), após processo de revitalização realizado também em 2024.

“A descentralização dos serviços da GCM aumenta a sensação de segurança por parte da população, diante da maior proximidade dos guardas aos munícipes. Além de que melhora a logística de acionamento de equipes para atender a chamadas, proporcionando mais agilidade, economia e eficiência”, complementou o secretário da Sesu.

O público que conferiu a solenidade teve a oportunidade de participar do Mercado Solidário. A iniciativa, realizada pelo do Fundo Social de Solidariedade (FSS), oferece itens básicos para o cotidiano das famílias, sem custo, que atendam às necessidades de cada família e residência. Por sua vez, o vereador Rogério Marques levou o projeto Quitanda Solidária, oferecendo frutas e legumes à população.

O evento em Aparecidinha ainda contou com a participação da primeira-dama Sirlange Frate Maganhato; dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Ana Cláudia Fauz (Cidadania), Sergio Barreto (Habitação e Regularização Fundiária) e Evandro Bueno (Gabinete Central e Ouvidoria-Geral do Município), além dos vereadores Cristiano Passos e Rogério Marques, do empresário Fernando Dantas e do engenheiro Diego Felipe, ambos da Unique Lab do Brasil.