Agência Minas Gerais | Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

PCMG / Divulgação


“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para capacitar toda a população no enfrentamento da violência doméstica e familiar no estado. O curso, oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), é gratuito. As inscrições vão até o próximo dia 19/8 e devem ser feitas neste link. 

O curso, que está em sua 2ª edição, já qualificou 1.430 servidores da PCMG com especialistas que atuam na temática. O objetivo é conhecer, discutir e analisar os conceitos de gênero e violência.

 Além disso, o público terá a oportunidade de compreender os processos de encaminhamento de problemas relacionados com as violências de gênero e contra as mulheres em situação de vulnerabilidade ou hipervulnerabilidade. As aulas estarão disponíveis na plataforma EaD da Acadepol de 25/8 a 3/9 de 2025.

Em 2025, a PCMG capacitou cerca de 3,8 mil servidores na temática violência de gênero e práticas humanizadas de atendimento a vítimas de violência sexual e outras formas de assédio. Entre a qualificação dos servidores, está a formação de facilitadores na condução dos grupos reflexivo-responsabilizantes do Programa Dialogar, voltado a homens autores de violência doméstica.