Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Estudantes ficam presos em ônibus e são resgatados de barco em João Pessoa; VÍDEO

Cerca de 20 pessoas precisaram ser resgatadas após ficarem ilhadas dentro de um ônibus da Prefeitura de Itapororoca, que apresentou falha mecânica e ficou preso em um alagamento em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na tarde desta sexta-feira (15), em João Pessoa. O veículo transportava estudantes para instituições de ensino na capital, e entre os ilhados estavam o motorista e os estudantes.

De acordo com relatos, os estudantes estavam em João Pessoa, retornando para casa em um ônibus escolar que faz o transporte entre a capital paraibana e o município de Itapororoca, quando o motor do veículo parou em frente à CBTU, no bairro do Varadouro, dentro de um alagamento. Eles afirmam ter ficado presos no local por cerca de duas horas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus ficou parado em uma área alagada, aproximadamente dentro de meio metro de água.

A estudante Anna Esther, de 22 anos, cursa psicologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estava dentro do ônibus e explicou, a Rede Paraíba de Comunicação, que o ônibus parou por volta de 12h, quando os estudantes escutaram um barulho e o veículo não funcionou mais.

“A gente estava pegando um ônibus para sair da UFPB para ir para a nossa cidade, Itapororoca, quando passando em frente à CBTU o ônibus ficou parado, o motor do ônibus parou, e a gente ficou sem poder sair. Não tinha condições da gente sair de jeito nenhum do ônibus, e ficou mais de duas horas presa. Só que, graças a Deus, a gente acionou o Corpo de Bombeiros e eles vieram nos buscar, nos resgataram”, explicou a estudante.

O resgate chegou por volta de 13h50. Segundo a estudante, o motorista do veículo informou que “provavelmente algum sensor disparou e, por isso, o motor parou”. Outra hipótese, ainda segundo o motorista aos estudantes, é de que houve perda total do motor do veículo.

“Ele comentou que o ônibus já não estava tão bom quando foi pra João Pessoa, com as chuvas e essas ruas alagadas piorou tudo”, disse a estudante, relatando o que o motorista do veículo comentou com os presentes.

Reprodução/g1 PB

Nas imagens é possível perceber que bombeiros utilizam um barco, do tipo bote salva vidas, para resgatar os estudantes. Um a um eles saem de dentro do ônibus e entram dentro do barco. Em seguida, os bombeiros levam esses estudantes para as margens da rodovia, em segurança.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ação de resgate das pessoas que estavam dentro do ônibus durou cerca de 30 minutos e não houve feridos. O Corpo de Bombeiros não soube informar como será a retirada do ônibus do local.

De acordo com a estudante Anna Esther, após o susto, os estudantes já estão a caminho de casa em outro ônibus da Prefeitura de Itapororoca. Esse segundo ônibus havia saído de Itapororoca para transportar os estudantes do período da tarde (enquanto eles são do período da manhã) e agora está levando o grupo de volta para a cidade.

João Pessoa em alerta vermelho

Chuva em João Pessoa e cidades como Cabedelo provocam alagamentos e transtornos na Região Metropolitana. Jornal da Paraíba/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), três alertas de acumulado de chuva para João Pessoa e mais de 45 cidades da Paraíba: amarelo, laranja e vermelho.

O alerta vermelho, o mais grave, indica possibilidade de chuvas acima de 60 mm por hora ou mais de 100 mm ao longo do dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Ele está em vigor desde às 5h30 desta sexta-feira e segue até a meia-noite.

O alerta amarelo começou à 0h desta sexta e vale até as 23h59 de sábado (16), enquanto o laranja está vigente desde às 5h30 e segue até o final do dia.

Sair da versão mobile