SC investe no esporte e entregará mais de 100 ginásios até 2026

Foto: Jonatã Rocha/Secom GOVSC

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está investindo para oferecer as melhores condições para a prática esportiva nas escolas estaduais. Desde 2023, 43 ginásios já foram concluídos em um investimento de mais de R$ 156 milhões. A previsão é de que 103 sejam entregues até 2026.

“Esporte e Educação tem tudo a ver. Estamos investindo pesado para dar todas as condições da garotada jogar bola, se divertir. São estruturas modernas e inteligentes que utilizam a iluminação natural para economizar energia”, destaca o governador Jorginho Mello.

Atualmente, há 39 obras de ginásios em andamento em um investimento de mais de R$ 117 milhões. Outras 15 estão na fase de elaboração de projeto e seis em licitação para contratação de empresa para execução.

“Estamos fazendo um grande trabalho de recuperação da infraestrutura das nossas escolas. O governador Jorginho Mello tem olhado com muito carinho para a Educação e estabelecido um novo padrão, com escolas bonitas e bem cuidadas. Os grandes investimentos nos ginásios são uma amostra de como ele trata a Educação como prioridade”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Infraestrutura escolar

Com as entregas, a SED reforça seu compromisso com a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais, buscando oferecer ambientes seguros, acessíveis e adequados para o aprendizado. Atualmente, 198 obras estão em andamento em todo o estado, com a expectativa de que mais de 70 sejam concluídas ainda em 2025, sendo que 53 já foram concluídas neste ano.

Outro destaque é o avanço nas reformas das instalações elétricas. Ao todo, 103 escolas estão com obras em execução, 148 estão em fase de licitação para a execução da reforma nas instalações elétricas e outras 507 estão tramitando para a contratação de empresa para execução de instalações elétricas.

Vale ressaltar ainda o reforço da segurança com a instalação de novas câmeras, botões de pânico e sensores de presença em 100% das unidades escolares.