Chuvas em João Pessoa já superam mais do que o dobro do esperado para agosto
Quase 500 milímetros de chuvas foram registrados em João Pessoa durante os 16 primeiros dias de agosto. O número representa mais de duas vezes e meia a média climatológica prevista para o mês, que é de 183,5 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),
O mês de agosto acumulou 466 mm de chuvas em João Pessoa até o começo da tarde deste sábado (16). Apenas na sexta, segundo o Inmet, choveu 138,4 mm. O índice é o maior em um único dia registrado em 2025.
As chuvas causaram quedas de árvores e barreiras, congestionamentos no trânsito, interrupção nos trens e desvio de voos. Uma mulher deu à luz em carro por não conseguir entrar em hospital durante as chuvas nesta sexta (15).
De acordo com o secretário da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, não foram registradas ocorrências neste sábado (16). “Ficamos nas ruas até as 2h da madrugada, mas não registramos intercorrências entre a noite da sexta e a manhã deste sábado”, disse.
De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Morgana Almeida, esse foi o maior total de chuva em um dia registrado no ano. O outro maior total diário de 2025 foi 122,2 mm no dia 17 de maio, quando no mês acumulou 588 mm.
“A média climatológica registrada entre 1991 e 2020 é de 183,5 mm”, disse a meter.ologista Morgana Almeida, do Inmet, destacando os índices representativos de 2025. Ela destacou que o maior total diário absoluto do período, na série histórica, é de 11 de agosto de 1970, quando choveu 191,0 mm.
A meteorologia mantém a previsão de chuva para João Pessoa e demais cidades do Litoral nas próximas horas.