Efraim reafirma que federação será oposição a Lula e que definição nacional se refletirá na PB

Senador Efraim Filho em entrevista à CBN João Pessoa. Reprodução CBN

O líder do União Brasil, senador Efraim Filho, adiantou nesta sexta-feira (15), em entrevista à CBN João Pessoa, que a federação ‘União-Progessista’ deve adotar um posicionamento de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, a definição sobre o comando na Paraíba não sairá neste mês.

Com base em declaração do presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, que na semana passada disse ser contra palanques estaduais para Lula, Efraim Filho explicou que o projeto político da federação é de oposição ao PT. “É um pleito nacional da federação”, disse.

Na avaliação do senador, possíveis alianças com Lula nos estados soaria como contradição ao projeto nacional. Ele lembrou que Ciro Nogueira sonha em ser candidato a vice-presidente em uma chapa apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, esse projeto deve contar com o apoio da federação na Paraíba.

Na opinião de Efraim, a definição sobre o comando da federação na Paraíba não deve ocorrer na convenção prevista para o dia 19 em Brasília. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) disputa com ele o comando da federação em âmbito estadual. O deputado, porém, está na base do presidente Lula.

Eu tenho paciência, tenho habilidade e estratégia e acredito que ficaremos no comando da federação, pelo alinhamento com o projeto nacional”, avaliou.

Eleições 2026

Nesta sexta-feira (14), Efraim e o ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, se reuniram com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em Brasília. O encontro, que ocorreu na sede do PL, teve como foco a discussão sobre o atual cenário político na Paraíba visando as eleições de 2026.

Foi a primeira agenda de Efraim e Queiroga com a ex-primeira-dama depois da aliança entre os dois grupos, ocorrida no fim do último mês, com a presença de Michelle, em João Pessoa. É mais um sinal do movimento de Efraim em prol da direita estadual.

Ouça a entrevista de Efraim Filho no site da CBN