vídeo mostra transtornos provocados pela chuva
A chuva em João Pessoa e em cidades da Região Metropolitana da capital, como Cabedelo, provocou alagamentos e transtornos em várias partes nesta sexta-feira (15). Um dos locais afetados é o bairro Renascer II, no município de Cabedelo, onde choveu 162 milímetros. Veja no vídeo acima.
LEIA TAMBÉM:
A chuva começou na noite da quinta-feira (14) e continua desde então. O bairro do Centro, em Cabedelo, também acumulou grande volume de água, com 135 milímetros.
Em Bayeux, o bairro São Bento registrou 77 milímetros, seguido pelo Jardim Planalto (73 mm) e pelo Alto da Boa Vista (69 mm).
Chuva em João Pessoa e alerta vermelho do Inmet
De acordo com a Defesa Civil, o volume da chuva em João Pessoa registrado em apenas 12 horas foi muito maior do que o esperado. Na capital, o maior volume foi registrado no bairro Altiplano, com 110 milímetros. Outras regiões da cidade também tiveram índices significativos, como o Cuiá, na Zona Sul, com 88 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (15), três alertas de acumulado de chuva para João Pessoa e mais de 45 cidades da Paraíba: um amarelo, um laranja e um vermelho.
O alerta vermelho é o mais grave e indica possibilidade de chuva acima de 60 milímetros por hora ou superior a 100 milímetros no dia. O aviso também aponta alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Ele começou às 5h30 desta sexta-feira e segue até a meia-noite de hoje.
O alerta amarelo começou a valer à 0h desta sexta-feira e é válido até as 23h59 deste sábado (16). Já o laranja teve início às 5h30 desta sexta-feira e segue até as 23h59 do mesmo dia.