responsáveis e menores vão ser ouvidos pela Justiça após prisão do influenciador
Após a prisão do influenciador paraibano Hytalo Santos, em São Paulo, nesta sexta-feira (15), os responsáveis e os menores de idade dos vídeos produzidos pelo paraibano vão ser ouvidos pela Justiça da Paraíba. As informações são do juiz Adhailton Lacet, da Vara da Infância e da Juventude, de João Pessoa.
Em contato com o Jornal da Paraíba, o juiz informou que ainda não há data para os depoimentos acontecer e que não pode fornecer um número da quantidade de menores e familiares que vão ser ouvidos. Conforme o magistrado, a medida tem objetivo de não expor os adolescentes.
O juiz da Vara de Infância e Juventude de João Pessoa é diferente do magistrado que decretou a prisão preventiva de Hytalo Santos. Quem solicitou a prisão foi Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, responsável pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, um das cidades que o influenciador tem residência.
O juiz disse também que que durante esta sexta-feira (15) teve contato com um dos advogados que representa Hytalo Santos no caso. Adhailton informou que o defensor se apresentou para habilitar-se junto à Justiça e se comprometeu em levar aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e pen-drives, em cinco dias.
No dia 6, o youtuber Felca, que tem mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, citou em um vídeo a atuação de Hytalo Santos na criação de conteúdos com menores de idade nas redes sociais. Entre os exemplos utilizados por ele, está o de Kamyla Santos. Ele diz que ela é usada pelo influenciador paraibano para lucrar e que a imagem dela, mesmo sendo uma menor de idade, com 17 anos, é explorada sensualmente.
LEIA MAIS:
Hytalo Santos foi preso em São Paulo com o marido
Hytalo Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (15) suspeito dos crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil, em São Paulo. O marido do influenciador, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, também foi preso.
Na sexta-feira, após a prisão, o advogado Felipe Cassimiro afirmou em entrevista coletiva que a decisão judicial é “genérica” e acrescentou que “estamos diante de uma decisão ilegal”. A defesa do casal entrou com um habeas corpus, mas a liminar para que os dois fossem soltos foi negada pela Justiça da Paraíba.
Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público do Trabalho (MPT) por tráfico humano e exposição de menores de idade em conteúdos produzidos para as redes sociais. O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
O pedido de prisão preventiva é fundamento na existência de indícios da prática de crimes que atentam gravemente contra a dignidade de crianças e adolescentes, entre os quais se destacam: tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil e produção de vídeos com conteúdo de conotação erótica envolvendo menores.
Os vídeos eram divulgados em redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, sob o pretexto de participação em um suposto “reality show”, o que caracterizaria uma forma de exposição indevida e criminosa de crianças e adolescentes.
Há indícios, ainda, de autoria e materialidade delitiva, com abalo à ordem pública, além da violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Quem é Hytalo Santos
Hytalo José Santos Silva, 28 anos, natural de Cajazeiras (PB), ganhou fama no TikTok e Instagram. Produzia vídeos com crianças chamadas de “filhas” ou “genros” e gerenciava perfil de sorteios com mais de 1,9 milhão de seguidores.
Hytalo e Israel se casaram em dezembro de 2023 em cerimônia de R$ 4 milhões. Desde 8 de agosto, a conta de Hytalo no Instagram está fora do ar. Antes disso, tinha quase 17 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões no YouTube.