Agência Minas Gerais | Minas Gerais reforça parceria estratégica com o Reino Unido em celebração histórica
O Governo de Minas e a Embaixada do Reino Unido se reúnem nesta semana, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, em uma programação comemorativa aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido e dez anos de atuação do consulado britânico na capital mineira.
O governador Romeu Zema e o vice-governador, Mateus Simões, receberam, nesta segunda-feira (19/8), a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Os eventos, promovidos pela Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC), reforçam a parceria de Minas Gerais com o país europeu e incluem a entrega de uma placa comemorativa pelos 200 anos de relacionamento diplomático.
Ao receber a embaixadora britânica em Minas Gerais, o chefe do Executivo estadual destacou a relação de amizade e comercial entre os Estados.
|
||||
|
||||
|
O Reino Unido é um dos principais investidores no Brasil, com mais de 800 empresas instaladas no país, atuando, especialmente, nos setores de indústria de transformação, indústrias extrativas, atividades financeiras e comércio de peças e acessórios para veículos.
A relação entre Minas e Reino Unido é marcada por interesses comuns em temas como desenvolvimento econômico, sustentabilidade, inovação e promoção cultural, fortalecendo a presença internacional do estado e criando novas oportunidades para os mineiros.
“Esse é o primeiro evento dos 200 anos de relacionamento entre Brasil e Reino Unido, e, para mim, é uma honra ter esse evento aqui em Minas Gerais. Não é um segredo que eu tenha esses laços com Minas. Eu adoro este estado. Este não é um relacionamento só do passado, só da história, mas um relacionamento do futuro, com comércio muito profundo, onde várias empresas britânicas estão instaladas e novas empresas têm interesse de firmar novas parcerias” destacou a embaixadora do Reino Unido no Brasil.
Parceria Minas Reino Unido
Considerado um parceiro prioritário de Minas Gerais, o Reino Unido tem atuação conjunta com diversas secretarias e órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Invest Minas, além de abrir espaço para novas iniciativas em áreas como saúde.
Um deles é o memorando de entendimento (Mou-2025) sobre o compromisso com a sustentabilidade, descarbonização e desenvolvimento econômico sustentável, assinado em março deste ano para renovar e expandir os compromissos do acordo, firmado em 2020. Essa parceria tem foco na transição energética, políticas ambientais e combate às mudanças climáticas.
“Minas Gerais foi, em 2024 e no primeiro semestre de 2025, o estado brasileiro que mais exportou para o Reino Unido, sendo o ouro e o café os principais produtos vendidos aos ingleses. Além disso, o Plano de Ação Climática de Minas Gerais, que integra o compromisso Race to Zero, tem sido desenvolvido com financiamento da UK PACT Green Recovery Challenge Fund. Isso demonstra a força e a solidez da relação entre Minas e Reino Unido”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
O Reino Unido tem sido um parceiro essencial na implementação de programas como a campanha global Race to Zero, liderada pelos britânicos e que visa a neutralidade de carbono até 2050, a qual Minas foi o primeiro estado da América Latina a aderir, em 2021.
Comercialmente, Minas Gerais foi o estado brasileiro que mais exportou para o Reino Unido em 2024, e também de janeiro a julho de 2025, com uma participação de 22,8% e 28,8% nas vendas do Brasil ao país, respectivamente.
Nos primeiros sete meses de 2025, os principais produtos exportados de Minas para o Reino Unido foram ouro, café, produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, açúcares e tubos e perfis ocos, sem costura, de ferro ou aço.