As missas na Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, na Grande João Pessoa, estão liberadas e a parte lateral da construção onde houve um deslizamento de terra por conta das fortes chuvas que atingiram o Litoral da Paraíba no final de semana, segue interditada. A informação foi confirmada após uma reunião entre vários órgãos nessa segunda-feira (18).
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep-PB), uma mureta provisória no entorno de onde houve o deslizamento vai ser construída como forma de ajudar no escoamento de água no local e evitar novos deslizamentos.
Também ficou estabelecido que uma nova reunião entre os diversos órgãos competentes vai ser marcada. Não há informações de uma data para esse novo encontro. Participaram do primeiro encontro o Iphaep-PB, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Lucena.
O deslizamento por conta das chuvas
As fortes chuvas que atingiram o litoral da Paraíba entre a quinta-feira (14) e o sábado (16) causaram um deslizamento de terra na lateral da Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, na Grande João Pessoa.
Ao tomar conhecimento do deslizamento, a Arquidiocese da Paraíba acionou imediatamente o Iphan, IPhaep, Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Lucena.
Segundo o Iphaep, lonas foram instaladas de forma paliativa, com o objetivo de minimizar novos deslizamentos até que as condições climáticas permitam uma avaliação detalhada por equipes de engenharia e meio ambiente, para definição da melhor solução técnica.
Já de acordo com a Prefeitura de Lucena, as equipes municipais seguem monitorando e realizando visitas às áreas de risco para prevenção e atendimento emergencial.
A Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, recebe centenas de visitantes por ano. Fundada em 1591 pela ordem Carmelita, esta é a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.