Paraíba avança em ranking nacional de inovação nos últimos quatro anos

Paraíba sobe em ranking nacional de inovação nos últimos quatro anos – Foto: Freepik.

A Paraíba subiu no ranking nacional de inovação em diversos indicadores nos últimos quatro anos, de acordo com estudo Índice de Inovação dos Estados 2025, divulgado nesta terça-feira (19).

De acordo com o levantamento, a Paraíba alcançou o 16º lugar no ranking nacional e o 5º na Região Nordeste, considerando o período entre 2021 e 2025. O estado apresentou evolução nos indicadores “Competitividade Global”, no qual subiu 10 posições, passando do 27º para o 17º lugar em cinco anos.

Outro indicador é o “Investimento e Financiamento Público em Ciência e Tecnologia (C&T)”, no qual avançou da 20ª para a 13ª colocação no mesmo período. Também houve melhora no indicador de Sustentabilidade Ambiental, em que o estado subiu do 14º para o 10º lugar no ranking nacional.

O levantamento mapeia os 27 estados brasileiros que são avaliados de acordo com seu desempenho mensurando tanto os pontos fortes quanto as fragilidades, fornecendo dados essenciais para orientar políticas públicas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da inovação em nível estadual e regional.

Paraíba no top 10 de propriedade intelectual

A Paraíba ainda alcançou o “top 10” no indicador de Propriedade Intelectual, figurando na 9ª posição nacional, de acordo com o estudo. O gerente do observatório que fez o levantamento avaliou o desempenho do estado.

“O avanço da Paraíba, com saltos significativos em alguns indicadores, demonstra o fortalecimento do ecossistema de inovação local. A maior integração econômica internacional e o aumento dos recursos públicos destinados à ciência e tecnologia impulsionam a inovação e a diversificação produtiva, enquanto o foco em sustentabilidade alinha crescimento econômico e responsabilidade ambiental”, disse Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria Ceará.