Cerca de 420 mil estudantes de 2,4 mil escolas da rede estadual participam nesta semana do segundo simulado do Enem MG. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), tem como objetivo reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e oferecer aos jovens uma vivência semelhante à da prova oficial.
O simulado, que começou a ser aplicado nesta terça-feira (19/8) e segue até quinta-feira (21/8), ajuda os alunos a desenvolver estratégias de estudo, gerenciar melhor o tempo e aumentar a confiança no dia da avaliação.
“A realização do simulado é muito importante, pois oferece uma vivência que pode fazer grande diferença no resultado dos estudantes no Enem. A proposta é que o estudante tenha a oportunidade de resolver toda a prova, aplicar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolver a escrita na redação”, afirma o coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini.
A avaliação está sendo aplicada a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e da Fundação Helena Antipoff. As questões seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma utilizada no Enem.
Programação
O Caderno 1 foi o primeiro a ser aplicado com questões de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais.
Na quinta-feira (21/8), será a vez do Caderno 2, com questões de Ciências da Natureza e Matemática. Já a redação terá um formato diferenciado nesta edição: as escolas poderão optar por aplicá-la em um dia específico, nesta quarta-feira (20/8), garantindo mais tempo para a escrita. Outra alternativa é realizar a produção textual junto ao Caderno 1, desde que seja possível assegurar as 5h30 de duração previstas, como ocorre no Enem.
“A prática de simulados e de redações que o Enem MG oferece pra gente é muito importante, porque traz uma segurança maior para quem está se preparando para o exame”, afirma a estudante Isabella Guimarães,17, da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, que pretende cursar Medicina.
Já para a colega Eduarda Chaves,16, também aluna da E.E Governador Milton Campos, a experiência contribui diretamente para o amadurecimento acadêmico.
“Este ano vou fazer o Enem como treineira novamente, assim como no ano passado. Desta vez, com o apoio dos simulados, espero estar mais preparada. As redações têm me ajudado bastante no uso de conectivos e em outros aspectos também. Além disso, no preparo em relação ao tempo de prova, percebo que estou me adaptando melhor”, destaca Eduarda.
Após a aplicação, as provas são corrigidas pela plataforma Enem MG, que disponibiliza relatórios e trilhas de aprendizagem personalizados. Os estudantes recebem diagnósticos sobre os pontos em que precisam avançar, com indicação de conteúdos e estratégias de estudo para melhorar o desempenho.
Resultados do primeiro simulado
Na primeira edição, realizada em julho, 36% dos estudantes do 3º ano alcançaram notas entre 500 e 700, nível considerado satisfatório. Outros 12% obtiveram notas acima de 700, desempenho classificado como acima do adequado. A participação também foi expressiva: mais de 85% dos alunos compareceram nos dois dias de aplicação, o que demonstra o engajamento da rede na preparação para o Enem.