Prefeitura de Sorocaba retoma projeto de prevenção ao uso de drogas na rede municipal de ensino neste segundo semestre – Agência de Notícias



21 de agosto de 2025

13:56

Por: Mariana Campos

Fotos: Mariana Campos/Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), retomou, nesta semana, a programação do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!” em escolas da rede municipal de ensino. A primeira unidade a receber a iniciativa neste segundo semestre foi a E.M. “Matheus Maylasky”. Nesta quinta-feira (21), cerca de 100 alunos do 8º ano conferiram uma palestra com a temática da prevenção ao uso de drogas, ministrada pelo assessor de gabinete da Sesu, André Moron, que é ex-delegado da Polícia Civil.

O projeto, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), tem o objetivo de proporcionar ações dirigidas aos alunos do Ensino Fundamental nos anos finais, da rede municipal de ensino, levando orientação e conscientização sobre o uso e abuso de drogas, em um trabalho preventivo. Na E.M. “Matheus Maylasky” a participação será de, aproximadamente, 450 alunos do 6º ao 9º ano até esta sexta-feira (22).

No ginásio da escola, André Moron falou com os estudantes sobre os tipos de drogas psicotrópicas, os motivos que levam a pessoa ao uso de entorpecentes, sintomas físicos, mudanças súbitas de comportamento e personalidade, tratamento para dependentes, drogas lícitas e ilícitas e a classificação das drogas (depressoras, estimulantes e perturbadoras).

O palestrante também exibiu uma reportagem de TV a respeito de um jovem que perdeu parte dos pulmões em razão do uso de cigarro eletrônico e narguile. “Gosto de mostrar esse vídeo, porque tem depoimentos sinceros e emocionados de uma família que vivenciou o problema de uso do cigarro eletrônico e narguile. Esse jovem está à base de morfina para não sentir dor. Vocês acham que ele terá uma vida normal daqui para frente? Não vai, não vai poder fazer esporte e terá uma vida limitadíssima, com acompanhante médico e medicação”, destacou André Moron.

O adolescente Vicenzo, de 13 anos, foi um dos alunos do 8º ano da E.M. “Matheus Maylasky” que participou da ação educativa do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!”. “Estou achando a palestra interessante. Tem bastante gente da minha idade que já fuma cigarro eletrônico e é bom ouvir sobre o assunto”, conta.

Mais informações sobre essa iniciativa municipal podem ser obtidas diretamente via Secretaria de Segurança Urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212-9400 ou pelo e-mail: [email protected].