Agência Minas Gerais | Divinópolis recebe Subnúcleo de Monitoramento Eletrônico para dar mais agilidade à instalação de tornozeleiras
O município sede da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Divinópolis, já conta com um Subnúcleo de Monitoramento Eletrônico, que faz parte da Diretoria de Gestão e Monitoramento (DME) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). No local, instalado em uma sala do Presídio Floramar, são feitas as admissões no Sistema de Acompanhamento de Custódia 24 Horas (SAC 24), a instalação, manutenção e retirada de tornozeleiras eletrônicas.

Atualmente, existem 9.344 indivíduos monitorados por tornozeleira em todo o estado. Desse total, há 981 agressores incursos na Lei Maria da Penha. A inauguração deste subnúcleo visa dar agilidade à instalação de tornozeleiras, favorecendo sobretudo a proteção às vítimas com medida protetiva, além de contribuir para a ressocialização do monitorado, como forma de promover justiça com responsabilidade social.
“A expansão do monitoramento eletrônico, com a criação do subnúcleo em Divinópolis, demonstra nosso compromisso com a proteção às vítimas e com a segurança do estado. Essa estrutura permite respostas rápidas e precisas, reduzindo deslocamentos e otimizando o trabalho da Polícia Penal, sempre em estrita conformidade com a legislação”, avalia Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.
O subnúcleo de Divinópolis passa a integrar a estrutura coordenada pela Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico, que por sua vez tem sede central em Belo Horizonte e é responsável por toda a política estadual de monitoramento eletrônico executada pela Polícia Penal de Minas Gerais.
Capilaridade
A diretora de Gestão e Monitoramento Eletrônico, Dênia Samione, reforça que a expansão resulta em mais eficiência no atendimento aos indivíduos monitorados, garantindo acesso rápido à manutenção dos dispositivos, sem a necessidade de longos deslocamentos. “A implantação do subnúcleo representa um avanço estratégico para a política pública de monitoração eletrônica em Minas Gerais, reforçando o compromisso do Estado com a modernização do sistema penitenciário, a valorização da Polícia Penal e a qualificação dos serviços prestados à justiça criminal e à sociedade mineira.”
A Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico conta com 12 Núcleos Regionais de Monitoramento Eletrônico (NRME), localizados em Curvelo, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Poços de Caldas. Já os subnúcleos são quatro, situados em Alfenas, Muriaé, Ubá e mais o de Divinópolis.