Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Prefeitura de Sorocaba inicia obras de construção da segunda fase da Marginal do Córrego Itanguá – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), deu início, na manhã desta sexta-feira (22), às obras do projeto de construção da segunda fase da Marginal do Córrego Itanguá e do Parque Linear Itanguá.

O empreendimento será executado com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) e integra a segunda fase do programa municipal de mobilidade urbana “Sorocaba Tem Pressa”. O valor total do contrato dessa nova etapa da obra é de R$ 68 milhões, com prazo de execução previsto de 18 meses.

O trecho abrange vias como a Avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, passando por parte da Rua José Totora e conectando-se à Avenida Santa Cruz e à Avenida Miguel Patrício de Morais. “Essa marginal vai atender a uma demanda antiga do bairro, que os moradores reivindicam há tempo. Vai proporcionar, inclusive, mais lazer e socialização entre as famílias que moram aqui na região”, disse o prefeito Rodrigo Manga, presenta no ato que marcou o início dos trabalhos.

A Casamax Comercial e Serviços Ltda., contratada via processo licitatório, vai executar serviços de requalificação de pavimentos existentes, implantação de nova pavimentação, execução de dispositivos de drenagem, implantação de ciclovia, instalação de sinalização viária e implantação de emissário de esgoto às margens do córrego Itanguá, sistema de iluminação em LED, além de implantação de equipamentos urbanos, paisagismo, mobiliário e estruturas para a prática esportiva, compondo o Parque Linear do Itanguá.

“Vamos fazer um parque linear, um parque novo para que a população possa aproveitar a cidade com mais mobilidade, mais lazer, saúde e segurança para todos vocês”, enfatizou a secretária Jéssica Pedrosa, também presente no evento.

Tal obra de mobilidade urbana tem, inclusive, intervenções previstas no Plano Diretor, legislação que orienta o crescimento e o desenvolvimento de todo o município, elaborado com a participação da sociedade na definição dos instrumentos de planejamento urbano, para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

A Marginal Itanguá

O trecho 1 da Marginal do Córrego Itanguá, entre as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, foi entregue em agosto de 2023. Por sua vez, o denominado trecho 2 interligará o trecho um, pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a Avenida Santa Cruz, e seguindo o corredor da Marginal do Córrego Itanguá, até interligar com a Avenida Luis Mendes de Almeida.

O viário (trechos 1 e 2) permitirão uma nova rota, de forma mais direta e rápida, entre as Zonas Oeste, Norte e Central. Por ser ao longo do córrego, está planejada com menos interferências de cruzamentos, o que facilita deslocamentos e promove melhor fluidez de tráfego. Porém, foi pensado também na melhoria social do entorno, além de que o novo corredor passará a ser grande potencial de comércio e serviços, fomentando o desenvolvimento e a economia local.

O novo viário vai interagir com bairros e estruturas públicas, como a Arena Sorocaba, o novo Hospital Regional, a nova Rodoviária, além do futuro Instituto Federal e outras estruturas que estão sendo desenvolvidas na região Oeste da cidade e que demandam novas vias de acesso.
A obra contempla, em toda a sua extensão, a implantação de um Parque Linear que permitirá a urbanização de áreas até então degradadas ao longo do trecho do córrego, restabelecendo a rede do emissário de esgoto e permitindo a captação de 100% do esgoto. O Parque Linear propiciará práticas esportivas e recreativas e, inclusive, haverá pista de skate no local, nos moldes daquela existente no Parque das Águas.

Também participaram do evento desta sexta-feira (22), os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Sérgio Barreto; Serviços Públicos e obras, Darwin de Almeida; Comunicação (SECOM), Lucas Pedroso; Cidadania, Ana Cláudia Fauaz; Gabinete Central (SGC) e Ouvidoria-geral do Município, Evandro Bueno; mais o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça; os vereadores Rogério Marques e Cláudio Sorocaba; o engenheiro responsável pela obra, Luiz Ricardo (Construtora Casa max); o coordenador geral do consórcio LBJ, Gerson Tivo Junior (gerenciador da obra), o diretor Joab Azevedo, MDC Consultoria – apoio operacional para o banco CAF), além de líderes comunitários.

Na ocasião, os moradores das proximidades tiveram acesso a serviços gratuitos, como aferição de pressão e exames de glicemia, providenciados pela Secretaria da Saúde (SES).

O “Sorocaba Tem Pressa” é uma iniciativa criada em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área. No total, o programa abrange mais de 35 obras e iniciativas, atendendo a todas as regiões da cidade.

Sair da versão mobile