ETE Insular supera a marca de 80% das obras concluídas
Fotos: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atingiu um marco na evolução da ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. São mais de 80% das obras de ampliação e modernização concluídas. O avanço nos últimos meses se deve ao empenho da Companhia em acelerar a construção das novas estruturas da unidade que atende a região Central e vai também beneficiar Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande, Pantanal e José Mendes.
As unidades de tratamento que já tiveram a sua estrutura civil finalizada entraram em uma nova fase de construção com a execução dos acabamentos, impermeabilização, interligações e montagem de equipamentos internos. Uma dessas unidades, que se encontra em estágio bastante avançado, é o tanque aerador (reator MBBR). O tanque utililizará a tecnologia MBBR (Reator de biofilme em leito móvel), com a utilização de biomídias que são pequenas peças plásticas de baixa densidade que permitem o aumento da eficiência da decomposição de matéria orgânica.
A Companhia também trabalha na instalação de uma nova iluminação interna com a construção das caixas de passagem das instalações elétricas para substituição dos antigos postes de luz .
As obras de ampliação e modernização da ETE Insular vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da estação em quase três vezes, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. O investimento é de R$ 245 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).