imagens revelam o antes e depois do naufrágio

A Tragédia da Lagoa de João Pessoa completa 50 anos neste mês de agosto de 2025. No acidente, 35 pessoas perderam a vida, a maioria crianças, durante um naufrágio de uma embarcação militar no Parque Solon de Lucena, no Centro da capital paraibana.

O Jornal da Paraíba resgatou fotos publicadas na época pelo Jornal A União e pelo extinto Jornal O Norte, disponíveis no acervo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). As imagens revelam detalhes do antes e o depois da tragédia.

A portada M-2

O passeio na portada M-2, uma espécie de balsa militar, havia sido inaugurado apenas dois dias antes do naufrágio. A embarcação participou de uma demonstração de equipamentos militares durante a Semana do Exército, promovida pelo Exército Brasileiro, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

A embarcação tinha uma estrutura central retangular e pequenos barcos laterais, onde crianças e familiares se acomodavam. Segundo testemunhas, os militares organizavam o embarque, e a balsa realizava um movimento circular pela lagoa durante o passeio.

Resgates feitos por bombeiros e militares

De acordo com o Jornal A União, imediatamente após o acidente, civis e militares pularam na lagoa para tentar salvar vítimas. Mergulhadores do Exército e do Corpo de Bombeiros trabalharam durante toda a madrugada para recuperar os corpos. Aproximadamente 50 homens das unidades militares participaram da operação de resgate.

A multidão que acompanhou a tragédia

Fotos da época mostram multidões nas margens da lagoa, observando o trabalho de resgate. Crianças e adultos se reuniam no gramado do Parque Solon de Lucena, e alguns até se arriscavam em árvores para ter uma visão melhor da ação dos bombeiros.