Agência Minas Gerais | Governo de Minas adere a pacto inédito para aprimorar gestão pública e impulsionar inovação no Brasil

O Governo de Minas assinou, nesta terça-feira (26/08), a adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), durante a abertura do XIV Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília (DF). O programa tem como objetivo aprimorar a gestão pública e fomentar a cooperação entre os estados e a União, por meio da implementação de soluções de gestão e governo digital.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Silvia Listgarten, representou o Estado de Minas Gerais na assinatura. “O plano é um pacto interfederativo que traz a missão e o desafio de inovar na gestão pública. Minas Gerais já vem alcançando avanços importantes nessa temática. Temos várias frentes pautadas em inovação e automatização, como o Sei!MG, o programa Automatiza.MG e o LAB.mg. A nossa busca por otimização, inovação e pela excelência na gestão pública faz parte da lógica de funcionamento da Seplag-MG”, afirmou.

O pacto reforça a ideia de que a cooperação federativa e a transformação digital são caminhos para uma administração pública mais eficiente, inclusiva e que responda às necessidades da sociedade. A iniciativa também serve de apoio para articular ações conjuntas que fortaleçam a capacidades estatais e modernizem o Estado.

Minas Gerais se soma a outros 19 estados que também aderiram ao programa. Criado em dezembro de 2023, o PNGI é o principal instrumento de cooperação federativa do Ministério de Gestão e Inovação (MGI).

O programa oferece gratuitamente mais de 30 soluções que podem ser utilizadas pelos governos estaduais e replicadas em municípios, como sistemas digitais, programas de capacitação e ferramentas de apoio à gestão. O objetivo é reduzir custos, simplificar processos e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade.

Inovação em Minas

O Escritório Central de Inovação e Automatização da Seplag-MG já utiliza algumas ferramentas do Catálogo do PNGI, como mentorias e oficinas do LA-BORA! Gov, além de participar da Rede Cinconecte. Há interesse da pasta em expandir a parceria, incluindo projetos em ciências comportamentais.

O Escritório tem atuado na promoção da inovação e automatização na gestão pública estadual em duas frentes principais: o LAB.mg e o Automatiza.MG. A adesão ao Programa se apresenta como uma oportunidade estratégica e factível, capaz de potencializar resultados, fortalecer a cultura de inovação no Estado e gerar benefícios concretos para a gestão pública e para a sociedade mineira.

XIV Congresso Consad de Gestão Pública

O Congresso Consad de Administração Pública é reconhecido como um dos principais encontros sobre Gestão Pública no Brasil. É um espaço estratégico para discutir caminhos de inovação e modernização na administração pública estadual. Além de facilitar a criação de uma rede colaborativa que conecta gestores que atuam com a transformação dos serviços públicos em todo o país. Em 2025, o evento está sendo realizado entre os dias 26 e 28/8, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.