Galdino ‘alinha’ à oposição ao cobrar explicações sobre contratos com empresas do RN

divulgação

A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, será convidada pela Assembleia Legislativa a prestar esclarecimentos sobre a contratação de três empresas do Rio Grande do Norte para atuar no Programa Tá na Mesa.

A reunião está marcada para a próxima terça-feira (8), às 9h30. Caso Pollyanna Werton não compareça, a Assembleia poderá aprovar uma convocação formal.

O programa, considerado um dos principais carros-chefes da gestão do governador João Azevêdo (PSB), oferece refeições prontas a preços simbólicos em diversas cidades paraibanas.

Iniciativa do convite partiu de Galdino

A decisão de convidar a secretária partiu do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), após reclamações de empresários paraibanos que foram inabilitados na licitação, supostamente sem justificativa consistente.

“Isso precisa ser investigado. Tá saindo os empresários paraibanos e entrando três empresas do Rio Grande do Norte para tomar conta de toda a Paraíba”, criticou, lembrando também que a lei que criou o Tá Na Mesa (12.029/21) prevê que preferencialmente sejam contratadas empresas que estejam localizadas nos municípios beneficiados.

O presidente conseguiu apoio de diversos deputados, para oficializar o convite, inclusive aliados do governo como ele, para oficializar o convite.

Galdino, no entanto, negou que a iniciativa tenha conotação política. “Não se trata de estar a favor ou contra ações governamentais. O que a gente quer é um esclarecimento para que a gente possa se posicionar. Quero entender esse problema e entender porque os paraibanos que têm suas empresas estão perdendo oportunidades de negócios e favorecendo empresários de outros estados”, justificou.

Oposição cobra respostas desde maio

O líder da oposição, deputado George Morais (União Brasil), comemorou a iniciativa. Ele lembrou que já havia conseguido aprovar, em maio deste ano, um requerimento para que a secretária fosse ouvida, mas nunca obteve resposta.

“Essa comissão será importante porque vai desvendar segredos e mistérios que estão sendo acobertados nesse programa de segurança alimentar e que não pode ser utilizado com fins eleitoreiros”, afirmou Morais.

Resposta da Secretaria

Ao Conversa Política, a assessoria de Pollyanna Werton informou que até o momento não foi convidada oficialmente para essa pauta. “Assim que for convidada, ela irá e fará questão de explicar todos os pormenores do processo, que ainda está em aberto e visa à ampliação para toda a Paraíba do Programa Tá na Mesa”, disse.

Ainda segundo a assessoria, “reiteramos que o processo ainda está em fase classificatória. Não existe ainda essa contratação. Da mesma reforma, ainda ressaltamos que foi um processo licitatório aberto, que está em curso, respeitando toda a legislação vigente”, completou.