Central de Imunobiológicos é referência em capacitação e aprendizado prático para área da Saúde
A Central Municipal de Imunobiológicos Doutor José Eymard – Rede de Frio, da Prefeitura de João Pessoa, não é apenas um instrumento essencial para a imunização da população da Capital, mas também um importante centro de capacitação e pesquisa. Além de garantir a logística e distribuição de vacinas para a rede pública de saúde, o local é utilizado como campo de estudo para profissionais da área e alunos de instituições de ensino superior.
O serviço costuma receber a visita de estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Biomedicina, além de profissionais da saúde, tudo previamente agendado. Nessas ocasiões, são realizadas capacitações e visitas técnicas à Central de Imunobiológicos, conduzidas por enfermeiros e responsáveis técnicos do serviço. Essas atividades possibilitam a aquisição de conhecimentos práticos sobre a logística de armazenamento e distribuição de vacinas. Durante as visitas, também são discutidos aspectos fundamentais da Rede de Frio, essenciais para a manutenção da qualidade dos imunobiológicos, bem como a atualização constante de informações relacionadas à prevenção, ao cuidado em saúde pública e à Vigilância Epidemiológica.
Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, destaca a importância da atualização constante dos profissionais de saúde que atuam na vacinação. “A visita técnica é uma excelente oportunidade de aprendizado. Os alunos podem entender e compreender a importância e dinâmica de todo o processo de armazenamento. Já os profissionais da saúde são continuamente capacitados, recebendo novas normativas e orientações, garantindo que o processo de vacinação seja sempre eficiente e seguro para a população”, afirmou o coordenador.
Estrutura – Com a missão de manter as vacinas em condições ideais para sua eficácia, a Central é equipada com tecnologia de ponta. Possui 33 câmaras frias com sensores de temperatura, capazes de armazenar até 1 milhão de doses de imunobiológicos. A temperatura controlada entre 2°C e 8°C assegura que as vacinas, desde o recebimento até a aplicação, mantenham sua qualidade e segurança.
O local também armazena uma ampla variedade de imunobiológicos, incluindo vacinas para doenças como hepatite, poliomielite, meningite, febre amarela, tríplice viral, Influenza, Covid-19, entre outras vacinas para crianças, adolescentes e adultos, além de imunoglobulinas e insumos como seringas e diluentes.
A distribuição dessas vacinas ocorre de maneira estratégica para alcançar toda a população de João Pessoa, que conta com mais de 120 salas de imunização distribuídas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais, maternidades públicas e privadas e, outros centros especializados. A rede de assistência é complementada por três pontos móveis, localizados em áreas de grande circulação, como shoppings e centros comerciais, para garantir que a população tenha acesso a todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, com horário estendido até as 21h.
A vacinação, além de ser uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças, é uma estratégia fundamental para garantir a saúde coletiva. “Manter a caderneta de vacinação em dia não é apenas uma responsabilidade individual, mas um compromisso com a saúde pública. Seguimos fazendo amplo serviço de divulgação, assistência e busca ativa, sobretudo pedimos também a compreensão e sensibilização dos pais e responsáveis com esse compromisso”, enfatiza Fernando Virgolino.