Em ritmo de segunda fase, Pinheiros vence o clássico dos jardins pelo Paulista de Basquete

 

Terceira vitória seguida do Azul e Preto que aguarda a nova tabela

O basquete do Esporte Clube Pinheiros está em festa. Jogando uma de suas melhores partidas na noite desta quarta-feira (3) no Henrique Villaboim, derrotou o Paulistano, por 80 a 64 (41 a 42) pela primeira fase do Campeonato Paulista da Divisão Especial. Com cinco vitórias e cinco derrotas, o Azul e Preto terminou em sexto lugar e aguarda a tabela da segunda fase do Campeonato Paulis da Divisão Especial da Série A-1.

Felipe Gregate, com 20 pontos, 8 rebotes e 4 assistências, mais Yan Djalo, com 12 pontos, 10 rebotes e 1 assistência, foram os principais destaques da equipe pinheirense.

Também jogaram e marcaram: Cauã Pacheco (8 pontos, 2 rebotes, 1 assistência e 3 bolas recuperadas), Pedro Pastre (8 pontos, 9 rebotes, 2 bolas recuperadas e 1 assistência), Lucca Boracina (6 pontos, 3 assistências e 1 rebote), Agapy Santos (11 pontos, 7 rebotes e 1 assistência), Bryan Boff (4 pontos e 1 rebote), Vitor Meili (5 pontos, 5 rebotes e 5 assistências) e Afonso Pacheco (6 pontos e 6 rebotes).

Outro grande mérito pinheirense foi a defesa e nos rebotes. Apanhou 54 bolas, sendo 23 de ataque, contra 34, 8 de defesa do Paulistano, que teve o americano Kaleb Hunter o principal pontuador, com 20 pontos.

No fim do jogo, o técnico Bruno Porto reuniu os jogadores no centro da quadra e falou da importância da sequência de três vitórias seguidas e pediu ainda mais concentração para a segunda fase do Campeonato. “Estamos cumprindo nosso planejamento de evolução dos meninos pensando na LDB. Lógico que queremos vencer, mas a nossa preparação vem sendo o principal objetivo. Agora é continuar acreditando no potencial de cada um nos próximos jogos, mostrando a cada jogo e treino que todos podem melhorar”.

O ala Yan Djalo, que faz a terceira partida seguida, após ficar ausente nos primeiros sete jogos, vem subindo de produção a cada partida. “Nossa defesa vem sendo o ponto alto. E com a bola na mão, estamos correndo muito”, afirmou.

Outra ótima atuação de Felipe Gregate, cestinha da equipe: 20 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. Foto – Gabriella Garbim/ECP

Segunda fase – A Federação Paulista deverá divulgar ainda nesta quinta-feira (4) a tabela da segunda fase do campeonato. O Pinheiros ficou na parte de baixo, de 6º a 11º. Faz um realinhamento, levando os resultados e joga outra fase para definir a classificação de 6º ao 8º lugares. Na chave de cima todos jogam entre si para definir de 1º ao 5º lugares. Para depois realizar o playoff final, evolvendo os cruzamentos 1×8, 2×7, 3×6 e 4×5.

Yan Djalo, aos poucos, chegando ao ponto ideal da forma física e técnica: duplo-duplo no clássico (12 pontos e 10 rebotes). Foto – Gabriella Garbim/ECP

O JOGO

 

Primeiro período – Tendo como novidade a presença de Yan Djalo como titular, ao lado de Cauã Pacheco, Felipe Gregate, Pedro Pastre e Agapy Santos começou bem, equilibrando os cinco primeiros minutos, sempre à frente do placar, como 15 a 13 para fazer uma parcial de 28 a 28 no período.

Segundo período – O equilíbrio, como todos jogos entre as duas equipes, continuou com várias trocas de líder no placar, apesar que o nível técnico diminuiu, a parcial foi 13 a 14 e 41 a 42 para o Paulistano.

Terceiro período – Após o intervalo, as duas equipes retornaram à quadra com o mesmo ritmo e o jogo seguiu equilibrad, acontecendo vários empates. Com 5:00 de jogo: 49 a 49, com uma baixa parial de 8 a 7. Na sequência boa do Azul e Preto, a maior vantagem: cinco pontos (54 a 49), numa sequência de cinco pontos de Gregate. 57 a 49. No melhor momento da equipe no jogo chegou a 10 pontos na frente (59 a 49), fez uma parcial de 18 a 9 e 59 a 51 no fim do período.

Quarto período – Mantendo o ritmo forte na defesa e explorando o contra-ataque, o Azul e Preto abriu a maior vantagem no jogo: 12 pontos (6 a 54), após cesta de três pontos de Vitor Meili, aumentando para 15 pontos (71 a 56), faltando 5:51.

 

Outro destaque pinheirense foi o pivô Agapy Santos, inclusive com uma enterrada animal. Foto – Gabriella Garbim/ECP

 

 

 

JOGOS DO PINHEIROS

Resultados do ECP no primeiro turno

Rio Claro 63×92 EC Pinheiros

EC Pinheiros 77×79 Corinthians Paulista

EC Pinheiros 92×63 Mandic/Limeira

Bauru 90×67 EC Pinheiros

Mogi 76×68 EC Pinheiros

EC Pinheiros 58×65 LSB / Sorocaba

ECP Pinheiros 76×84 Farma São José

Sesi/Franca 62×84 EC Pinheiros

EC Pinheiros 90×65 Basket Osasco

EC Pinheiros 80×64 CA Paulistano

LIGA SUL-AMERICANA

O basquete do Esporte Clube Pinheiros já sabe com quem irá jogar na primeira fase da Liga Sul-Americana. Nesta quarta-feira (3), a Fiba Americas e a Confederação Sul-Americana de Basquete, anunciaram as datas, locais e os grupos da Liga Sul-Americana de 2025, com o Azul e Preto voltando às competições internacionais, depois da boa campanha na Liga Nacional passada (ficou em sexto lugar).

O Brasil contará com quatro representantes, sendo que o campeonato terá ao todo 16 clubes E estão divididos em quatro grupos de quatro, cabendo ao Pinheiros ficar no Grupo D, ao lado do Deportivo San José (Paraguai), Regatas Corrientes (Argentina) e DC Leones de Quilpué (Chile). O torneio será disputado de 27 a 29 de outubro, em Assunção, Paraguai.

Pinheiros retorna à Liga Sul-Americana, competição que já fez uma final na temporada 2011/12, quando foi superado pelo Obras Sanitárias, da Argentina, por 88 a 72. Também fez a final da Liga das Américas de 2014

Também participarão do LSA, pelo Brasil, as equipes do Bauru Basket, Corinthians Paulista e Vasco da Gama. Os quatro primeiros colocados da Liga Nacional (NBB), disputarão a Liga das Américas.

 

 

GRUPO D
Deportivo San José (Paraguai)
Regatas Corrientes (Argentina)
Esporte Clube Pinheiros
CDC Leones de Quilpué (Chile)
Datas: 27 a 29 de outubro
Local: Assunção, Paraguai