Queijo de cabra é reconhecido como patrimônio cultural da Paraíba pela ALPB
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (3), por unanimidade, o projeto de lei que declara o queijo de cabra como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
A proposta, de autoria do deputado Dr. Romuald (MDB), agora segue para análise do Executivo, que pode vetar ou sancionar o texto.
Ao apresentar o projeto, Romualdo destacou a importância do produto como símbolo da identidade paraibana, com forte ligação às tradições culinárias e ao modo de vida das comunidades rurais, especialmente do semiárido.
“Do ponto de vista econômico, a produção de leite de cabra é uma atividade de grande importância para pequenos produtores rurais, contribuindo diretamente para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades”, ressaltou.
O texto também ressalta o valor nutritivo do leite de cabra e seu potencial de inserção no mercado nacional e internacional. Na Paraíba, alguns queijos já foram premiados, como o produzidos pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá; e pela Fazenda Coruja, no município de Barra de São Miguel.
Leia também:
Três queijos da Paraíba recebem medalha de ouro em concurso nacional
Apresentamos Manoel Dantas Vilar Filho, o homem dos queijos de cabra