Secretaria de Saúde disponibiliza Profilaxia Pós Exposição contra HIV na UPA Oceania
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (8) a Profilaxia Pós Exposição (PEP) contra o HIV, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, localizada no bairro de Manaíra. A oferta acontecerá 24h por dia, durante toda a semana, e irá complementar a assistência anteriormente ofertada para pacientes que tiveram acidente ocupacional e/ou alguma exposição ao risco de contrair a doença.
“A PEP é um método de prevenção do HIV indicado para situações de risco de infecção e deve ser realizado em até 72h após o ato ou contato, com duração de 28 dias. Em João Pessoa, sua administração acontecia apenas no Hospital Clementino Fraga, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde, mas a partir de agora, teremos essa oferta de forma ininterrupta em nossa UPA Oceania, no bairro de Manaíra”, explica a chefe da Seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais da SMS, Jéssica Mendonça.
A Profilaxia Pós Exposição consiste no uso de medicamentos antirretrovirais logo após uma possível exposição ao HIV, com o objetivo de impedir que o vírus se instale no organismo. É um tratamento de emergência e deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras horas após a exposição e, no máximo, em até 72h.
A chefe da Seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais da SMS explica ainda que “quanto antes começar a PEP, maior a chance de prevenir a infecção, uma vez que, após 72h da possível contaminação, sua eficácia se torna quase nula”, disse.
Para ter acesso ao tratamento, basta que a pessoa vá até a UPA Oceania e informe sobre o possível contato. No local, passará por triagem e escuta qualificada, que avaliará a situação e iniciará o tratamento. A PEP é indicada em situações pontuais de risco como relação sexual desprotegida (sem camisinha), principalmente com parceiro soropositivo ou de status desconhecidos; estupro ou violência sexual; acidentes com agulhas ou objetos cortantes contaminados; contato direto com sangue, sêmen ou secreções contaminadas em mucosas ou feridas abertas.
“É importante lembrar que o tratamento da PEP dura 28 dias, com uso diário de antirretrovirais, que impedirão que o HIV se multiplique no organismo. Ao fim, deve realizar os testes rápidos novamente e passar por consulta com infectologista. Durante o tratamento podem ocorrer efeitos colaterais leves, como náuseas e fadiga, mas que são controláveis. Mas é fundamental que o paciente siga o tratamento até o fim, sem interrupções, além das orientações do médico”, conclui Jéssica Mendonça.
Meios de proteção – Quando se trata de saúde pública, a camisinha é o meio de prevenção mais eficaz no controle de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre a população sexualmente ativa, além de evitar uma gravidez não planejada.
Além do uso de preservativos para a proteção durante o ato sexual, outra modalidade preventiva são as profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP), ambas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A PrEP, como o nome indica, é administrada antes da exposição e faz parte de um planejamento de prevenção combinada. Ou seja, deve ser tomada paralelamente ao uso do preservativo, uma vez que previne o HIV, mas não protege contra as outras ISTs, como a sífilis, hepatite, gonorreia e clamídia.
“A PrEP deve ser utilizada por pessoas que possuem maior vulnerabilidade ao vírus do HIV, como pessoas sorodiscordantes, que acontece quando um parceiro tem o vírus do HIV e o outro não tem; trabalhadores do sexo, pessoas que possuem mais de um parceiro sexual e aquelas que têm múltiplas relações sexuais desprotegidas”, explica a chefe da Seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais.
Na Capital, a profilaxia pré exposição está disponível no Serviço Especializado para Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Ao chegar no serviço, o usuário passará por consulta com médico infectologista para avaliação e realização de exames. Após a avaliação e resultado dos exames, o paciente recebe a medicação, sob orientação médica.
Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode realizar os testes rápidos para a detecção de ISTs. Entretanto, em alguns casos, é possível que o resultado seja um falso negativo devido ao que os especialistas chamam de janela imunológica – período entre a infecção por um agente infeccioso e a detecção de anticorpos no organismo.
Os testes rápidos estão disponíveis em toda a Rede Municipal de Saúde e podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou no SAE/CTA. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo de almoço.
Serviços – A UPA Oceania está localizada na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, entre os bairros de Manaíra e Aeroclube. Funciona todos os dias, 24h.
Já o SAE/CTA está localizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número de telefone: 3213-7592.