Sexos dos corpos encontrados em mata de Sapé são confirmados; outros exames ainda vão ser feitos

Sexos dos corpos encontrados em mata de Sapé são confirmados; outros exames ainda vão ser feitos – Foto: TV Cabo Branco. Gustavo Demétrio

Um exame de necropsia realizado em dois corpos que foram encontrados em um zona de mata, na cidade de Sapé, são do sexo feminino e masculino, respectivamente. Exames de arcada dentária e de DNA podem ser feitos para identificação final dos restos mortais. A Polícia Civil acredita que os corpos são de Nelson e Célia Honorato, casal desaparecidos desde o dia 18 de agosto.

O principal suspeito pelo desaparecimento do casal, e de uma tentativa de homicídio do filho deles, é Ailton Emanuel, um homem que se apresentava como corretor de imóveis e estava negociando a casa da família. Ele foi preso na cidade de Jaguaquara, na Bahia, em 26 de agosto e transferido para a Paraíba, onde permanece preso.

De acordo com o Núcleo de Medicina de Odontologia Legal de Guarabira (Numol), os corpos chegaram ao instituto na terça-feira (9) e nesta quarta-feira (10) um exame de necropsia constatou o sexo dos corpos.

No entanto, não foi possível realizar outros exames nos restos mortais encontrados até o presente momento. Isso porque, conforme o Numol, devido ao estado avançado de decomposição, não foi possível colher impressões digitais para identificar de quem são os corpos.

Os corpos foram encontrados envoltos em cobertores e com cordas ao redor, em avançado estado de decomposição.

O Numol também informou que outros tipos de exames muito provavelmente vão ser feitos nos corpos para a identificação. Em um dos restos mortais não foi encontrada arcada dentária, já em outro foi encontrado alguns dentes. Isso possibilita que em um desses corpos seja feito o exame de comparação de arcada.

Em relação a esse tipo de exame, o Numol disse que aguarda o levantamento de informações por parte da Polícia Civil que deve tentar encontrar exames dentários anteriores de Nelson e Célia para a comparação.

A outra possibilidade é de que os corpos realmente passem por exames de DNA com familiares de Nelson e Célia. O instituto confirmou que aguarda que familiares se apresentem em Guabira para que esses materiais para o cruzamento de informações seja feitos.

Uma escolha específica de qual familiar do casal desaparecido possa colher o sangue para comparação é de responsabilidade da própria Polícia Civil.

Outro suspeito preso e falso corretor ficou calado em depoimento

Prisão de homem suspeito de desaparecimento de idosos na PB é mantida após audiência de custódia – Foto: TV Cabo Branco.

No dia 22 de agosto, um jovem autista filho do casal foi encontrado ferido em uma área de mata da cidade. À polícia, o jovem disse que foi atacado com golpes de martelo. Um outro homem, que teria sido pago por Ailton para matar o jovem, está preso. Ele confessou ter sido contratado por Ailton cometer o crime.

Em Sapé, durante o depoimento, o suspeito optou por permanecer em silêncio. A defesa de Ailton diz que ele nega as acusações.

O casal teria assinado uma procuração para o Ailton negociar o imóvel na cidade, intermediando uma negociação com um comprador. A negociação foi feita e o comprador teria dado como parte do pagamento uma caminhonete.

O homem também é alvo do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB) pela suspeita de exercer irregularmente a profissão de corretor de imóveis em Sapé, na Paraíba. Em nota, o Creci-PB afirmou que uma equipe de fiscalização foi enviada ao município e, após consulta aos sistemas internos do Conselho, foi confirmado que o investigado não possui registro profissional.