Delegado Carlos Henrique assume PF na Paraíba e promete reforçar combate ao crime organizado
Nomeado em maio deste ano, o delegado Carlos Henrique Oliveira de Sousa tomou posse oficialmente, nesta sexta-feira (12), como novo superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba. Durante a solenidade, ele destacou que o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro será prioridade em sua gestão.
Para alcançar esse objetivo, Carlos Henrique defendeu o fortalecimento da integração entre as forças de segurança, citando a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Ministério Público da Paraíba como parceiros estratégicos.
“No combate às facções criminosas, à lavagem de dinheiro e à descapitalização das organizações criminosas, precisamos reforçar a força integrada de combate ao crime organizado, a FICO. Essa atuação conjunta com Estado, Secretaria de Segurança, Secretaria de Administração Penitenciária e outros órgãos é fundamental. Cada instituição traz sua expertise, suas informações de inteligência, o que permite uma repressão mais qualificada, intensa e profunda”, afirmou.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que participou da cerimônia, também ressaltou a importância de um trabalho conjunto para enfrentar o crime organizado.
“Nosso maior desafio é combater o poder econômico das organizações criminosas, atuando de forma integrada”, disse.
O governador João Azevêdo (PSB) reforçou a disposição do Governo da Paraíba em manter parcerias com a PF. “Essa relação é essencial para enfrentarmos a criminalidade e as facções. Temos todo interesse em fortalecer essa cooperação”, destacou.
Carlos Henrique tem experiência em outros estados
Carlos Henrique substitui a delegada Christiane Corrêa Machado, que assumiu a superintendência em 2023, tornando-se a primeira mulher a comandar a PF no estado.
Com ampla experiência na corporação, Carlos Henrique já esteve à frente das superintendências em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Entre novembro de 2019 e maio de 2020, ocupou o cargo de superintendente no Rio e, posteriormente, foi nomeado diretor-executivo da Polícia Federal.