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Alunos de escola municipal de Nova Iguaçu participam de simulado de desocupação de emergência

Alunos de escola municipal de Nova Iguaçu participam de simulado de desocupação de emergência




Foram necessários apenas 1 minuto e 23 segundos para que os 417 alunos e funcionários da Escola Municipal Pera Flor, em Prados Verdes, evacuassem o prédio durante um simulado de emergência realizado nesta sexta-feira (12). O resultado foi considerado excelente para o porte da unidade escolar e reforça a importância do programa “Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação”, que vem ganhando destaque em Nova Iguaçu.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Desastres da UERJ. Criado em 2017, o projeto já foi aplicado em 44 escolas da rede municipal e tem como objetivo reduzir riscos, preparar alunos e profissionais para agir em situações de crise e fortalecer a resiliência das comunidades escolares.

Ao longo da semana, professores e estudantes participaram de oficinas, palestras, atividades lúdicas e do treinamento que antecedeu o simulado. Para a diretora da escola, Marilda de Oliveira, a experiência deixou a comunidade mais confiante: “Acredito que tudo o que os alunos vivenciaram essa semana, eles vão reproduzir em casa. Caso aconteça uma situação real, já sabemos como proceder”.

A coordenadora do projeto, a geógrafa Lorena Dorigo, também destacou a relevância da prática: “As crianças e os profissionais precisam ter consciência e treinamento para agir de forma segura e eficiente em emergências”.

Entre os estudantes, a sensação foi de aprendizado. Litzzy Panisset, de 11 anos, contou que o exercício parecia real: “A fumaça parecia de verdade, pensei que fosse fogo. Vou levar para meus familiares e amigos tudo o que aprendi hoje”.

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