Morre Hermeto Pascoal, ícone da música, aos 89 anos
O músico Hermeto Pascoal, também conhecido como o “Bruxo”, morreu aos 89 anos, em um hospital do Rio de Janeiro, onde estava internado, no sábado (13). A causa da morte não foi revelada pela família.
Em nota da família, foi confirmado que pessoas queridas ao músico, como amigos e também familiares estavam presentes nos momentos finais do artista. Informações sobre enterro e velório não foram divulgadas.
Hermeto nasceu no dia 22 de junho de 1936 em uma região de zona rura do município de Lagoa Grande, em Alagoas. O artista deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos
A carreira de Hermeto Pascoal
Um dos nomes mais inovadores e reverenciados da música brasileira, foi compositor, arranjador, multi-instrumentista e improvisador. Ele transcendeu fronteiras estilísticas e culturais, criando uma obra que é ao mesmo tempo erudita e popular, experimental e profundamente enraizada nas tradições brasileiras.
Com uma carreira iniciada aos 14 anos, o alagoano já flertou com o jazz, o forró, o samba e o frevo –apesar de se referir a seu estilo como aquela “música universal” – e até por isso coleciona elogios, de nomes como Elis Regina e Miles Davis.
Uma biografia autorizada, “Quebra Tudo — A Arte Livre de Hermeto Pascoal”, escrita por Vitor Nuzzi, que documenta sua trajetória musical e pessoal, foi publicada recentemente.
Na Paraíba, Hermeto Pascoal fo condecorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o título de Doutor Honoris Causaem 2022.