CMJP diz que parecer vai definir se Raoni pode continua na presidência
A Câmara Municipal de João Pessoa divulgou nota oficial, nesta segunda-feira (15), afirmando que a possibilidade de revisão da escolha do vereador Raoni Mendes (DC) como presidente a CPI dos Combustíveis será analisado pela Procuradoria da Casa.
“Como o Regimento Interno da Casa é omisso sobre o assunto, em comum acordo, os membros da CPI decidiram dar o requerimento por lido e solicitaram parecer da Procuradoria-Geral da Câmara”, diz um trecho da nota, que segue afirmando que “após isso, o parecer será analisado pela Presidência da Casa, que deverá se posicionar sobre o seguimento ou não do pleito dos membros da Comissão”.
A decisão foi tomada a pedido do próprio vereador Raoni Mendes, após a discussão travada entre ele e os integrantes da CPI na abertura dos trabalhos na sessão desta segunda-feira.
A CPI é composta pelos vereadores Raoni Mendes (DC), Tarcísio Jardim (PP), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Carneiro (SDD), Fábio Lopes (PL), Guguinha Moov Jampa (PSD) e Mikika Leitão (Republicanos).
O bate-boca teve início após um pedido, assinado por cinco membros, pedindo para rediscutir a composição dos cargos de presidência. Apenas o vereador Tarcísio Jardim (PP), que foi designado relator, não votou para a reavaliação.
Sessão foi marcada por atrito
O motivo do atrito foi a escolha do vereador Raoni Mendes para a presidência da comissão pelo presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD), sem uma eleição entre os integrantes da CPI, como ocorre no Congresso Nacional.
Os parlamentares também questionaram a condução de Raoni, que anteriormente havia se manifestado contra a necessidade de instalação da CPI para debater o assunto.
Nota oficial
A Câmara Municipal de João Pessoa informa que durante a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar a suposta prática de cartel nos postos de combustíveis de João Pessoa, nesta segunda-feira (15), foi apresentado um requerimento propondo a rediscussão dos nomes que compõem a presidência e a relatoria do colegiado.
Os postos, atualmente, são ocupados pelos vereadores Raoni Mendes e Tarcísio Jardim, respectivamente.
Como o Regimento Interno da Casa é omisso sobre o assunto, em comum acordo, os membros da CPI decidiram dar o requerimento por lido e solicitaram parecer da Procuradoria-Geral da Câmara.
Após isso, o parecer será analisado pela Presidência da Casa, que deverá se posicionar sobre o seguimento ou não do pleito dos membros da Comissão.
Assinam:
Raoni Mendes (DC)
Tarcísio Jardim (PP)
Jailma Carvalho (PSB)
Fábio Carneiro (SDD)
Fábio Lopes (PL)
Guguinha Moov Jampa (PSD)
Mikika Leitão (Republicanos)