Contrata+Brasil simplifica cadastro e amplia alcance para fornecedores de todo o País — Contrata mais Brasil

Fornecedores interessados em participar de contratações públicas contam agora com um processo mais simples no sistema Contrata+Brasil. Com a atualização da plataforma, fica dispensado o preenchimento de um cadastro prévio no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) para efetivar a inscrição. Basta informar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, e o sistema automaticamente recupera, da Receita Federal, uma série de dados, como a prova de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida reduz etapas e facilita a entrada de microempreendedores individuais no mercado de compras públicas.

Outra mudança está na ampliação das oportunidades disponíveis para a apresentação de propostas na plataforma. Antes, os fornecedores só podiam apresentar propostas para a prestação de serviços na cidade onde o CNPJ de sua empresa estava registrado. Agora, os prestadores de serviços, além de continuarem a receber pelo WhatsApp alertas automáticos das oportunidades na cidade onde seu CNPJ está cadastrado, podem e visualizar e concorrer pelo sistema a demandas abertas em qualquer município do Brasil. Com a novidade, microempreendedores individuais que atuam em regiões vizinhas ou que desejam expandir sua área de atendimento passam a ter acesso a um número muito maior de oportunidades.

Atualização de dados

Conheça o Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil

Conheça o Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil

É fundamental que os fornecedores mantenham seus dados de contato sempre atualizados — especialmente o número de telefone — para garantir que recebam todas as notificações de novas oportunidades em tempo real.

Essas melhorias fazem parte do trabalho para que as compras públicas sejam cada vez mais acessíveis, inclusivas e eficientes, e para que o Contrata+Brasil seja uma ferramenta estratégica de desenvolvimento regional. Ao facilitar o acesso de pequenos negócios às contratações públicas, o sistema estimula a economia local e fortalece os serviços prestados à população.